terça-feira, 12 de agosto de 2008

Abertura das Olimpíadas de Pequim

Assisti a Abertura das Olimpíadas de Pequim (2008) na TV Globo. Até comecei zapeando entre o GloboNews e a TV Globo, mas gostei muito dos comentários na TV Globo, não zapeei mais. A abertura foi belíssima. A direção foi do magnífico Zhang Yimou. Amo esse diretor de cinema, amo seus filmes e foi exatamente a sensação que tive quando vi a abertura. A beleza estética dos seus filmes. Uns dias antes o 007 me ligou empolgado comentando que a abertura seria mais um dos belos filmes do diretor que ele igualmente ama.

Gostei muito de conhecer um pouco da história da China na abertura das Olimpíadas. E gostei das inserções dos apresentadores da TV Globo. É bem diferente conhecermos a história de um povo que existe muito antes de Cristo, enquanto a nossa história começou em 1500 depois de Cristo. Não sabia que na Revolução Cultural da China tudo do Confúcio foi destruído e ler seus textos foi proibido. E que atualmente eles tentam resgatar seus escritos. Essa imagem é dos discípulos de Confúcio. Pela TV Globo fiquei sabendo que um dos estímulos a China de hoje a obra de Confúcio é que um dos seus grandes ditados é sobre a obediência que os seus líderes atuais tanto buscam.
Me emocionei em vários momentos como os dos tambores e principalmente no acender a Tocha Olímpica, que perfeição e maestria. Me deu muita vontade de conhecer mais da história da China. Já li alguns livros e vi alguns filmes chineses, mas gostaria de conhecer mais. Tenho vontade inclusive de ler a biografia do Mao. Não sabia que detalhes dos Anos da Vergonha onde seus líderes enviaram todos os artistas, escritores e aqueles que eram da área cultural para as lavouras. Muito triste um país que ignorou por anos a sua cultura. Nas intervenções da TV Globo eles mencionaram entrevistas que fizeram, como ao pianista Lang Lang que se apresentou na cerimônia. Lang Lang disse que se preocupa muito com a juventude chinesa de hoje que é muito nacionalista e não aceita nenhuma argumentação de ponto de vista diferente.

Foi uma belíssima apresentação, emocionante! Que nossos atletas tenham ótimo desempenho e voltem vitoriosos!


Música do post: realchina
Youtube: Abertura das Olimpíadas 2008 - Tocha Olímpica em Pequim



e


Beijos,

Pedrita

9 comentários:

  1. Olá Pedrita!
    A cerimónia de abertura dos jogos olimpicos foi de uma beleza extrema e quando sabemos que esse grande cineasta chamado Zhang Yimou se encontrava a realizar o acontecimento, percebemos que um povo inteiro apostou no sucesso deste grandioso acontecimento.
    Descobrimos o cinema do Zhang Yimou com o filme "Milho Vermelho", primeira película a ser exibida em Portugal, (a Gong Li, foi a outra descoberta, na época casada com o cineasta) e nunca mais perdemos os seus filmes, "Ju Dou", "Esposas e Concubínas", "A Tríade de Xangai" são obras onde o seu génio é bem visível e recorde-se que Zhang Yimou já deve problemas com a censura, mas isso não foi impedimento para não estar presente na realização deste espantoso acontecimento.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita.

    Que pena ... Não consegui assistir nem um pedacinho ...

    Minha mãe também disse que foi linda.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Só vi uma parte, não consegui assistir desde o começo. Também quero conhecer melhor a cultura e história da China.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, foi lindo mesmo! Eu vi quase tudo pela globo , só na parte de desfile das delegações pela ESPN.
    Adorei seu post, conseguiu fazer o post que eu queria fazer eheh!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida a China, assim como outros países com história milenar, tem aspectos riquíssimos a serem estudados. Eu não conheço detalhes, mas é uma cultura interessante de ser pesquisada, apesar de me parecer hoje um país que tem mais defeitos do que qualidades.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amém! Pedrita!
    Foi realmente linda a abertura! Quando cursei Turismo, fizemos um trabalho sobre a cultura chinesa que foi interessantíssimo. Mas tem muita história, nossa... ficamos empolgadas por saber mais e mais, agora com as Olimpíadas este interesse se renovou.
    Beijinhos @>--

    ResponderExcluir
  7. Tenho que confessar que me surpreendi com a China. Não imaginei que pudessem apresentar um espetáculo de tamanha pompa. Nunca duvidei da beleza que poderia ser, apenas da pompa e um pouco da tecnologia. Mas acender a tocha Olímpica foi o que mais me surpeendeu. Parabéns aos chineses!

    ResponderExcluir
  8. paula e rui, yimou está entre meus diretores preferidos.

    elvira, há trechos no youtube.

    ana maria, eu consegui ver desde o começo.

    marion, que ótimo, estava tímida com o texto.

    renata, não sei, acho que é um país de muitos contrastes

    adriana, tb queria conhecer mais.

    aqueta, eu achava que seria majestoso.

    ResponderExcluir
  9. Só não gostei do trecho em que crianças apareceram exaltando a preservação do meio ambiente. Será que eles vão deixar para as novas gerações o legado da poluição e da destruição da natureza para elas consertarem?
    Quanto a livros chineses: tenho "Cisnes Selvagens" de Juang Chang . Trata-se de sua biografia. Gostei muito. Aliás, ela é a autora da biografia de Mao Tsé Tung.
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!