terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Onde Vivem os Monstros

Assisti no cinema ao filme Onde Vivem os Monstros (2009) de Spike Jozen. Minha mãe acompanha na sexta-feira as dicas de filmes na Rádio Eldorado e disse que esse estava bem elogiado, depois eu vi algumas pessoas na internet tecendo elogios. Gostei, não chega a ser apaixonante, mas é um filme bem interessante. Não é especificamente para crianças, tanto que a censura é 10 anos e eu e minha mãe achamos muito complexo para crianças. Onde Vivem os Monstros fala de nossos lados escuros. Um garoto sente a falta da irmã. Eles têm uma diferença maior de idade e ela já está na adolescência, já sai com os amigos e ele ainda é criança. A mãe está com problemas profissionais, sobrecarregada, ela até tenta ajudar o filho com os seus conflitos, mas está com os dela também.

O garoto acaba tendo muita raiva e em um desses acessos morde a mãe e foge. É nesse momento que começa a fantasia, ele vai parar em uma ilha Onde Vivem os Monstros. Começam diálogos complexos sobre família, união, desunião, raiva, tristeza, abandono. São textos bem complexos. O garoto acaba sendo nomeado rei dos monstros e obviamente que comete equívocos. Apesar dele estimular brincadeiras, nem sempre trazem harmonia. Aborda ainda o ser criança, a alegria de se divertir, mas também as consequências de nossos atos. Onde Vivem os Monstros é baseado nos livros de Maurice Sendak. O garoto é uma graça, ele é interpretado por Max Records, inclusive o personagem se chama Max. O elenco continua com grandes estrelas: Forest Whitaker, James Gandolfini e Paul Dano. A mãe é interpretada por Catherine Keener e a irmã por Pepita Emmerichs. Mark Ruffalo faz uma participação. Gostei bastante da trilha sonora de Carter Burwell e Karem Orzolek.
Youtube: Onde Vivem os Monstros - Trailer Final Legendado



Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Eu vi só o comecinho dele no computador de um amig....adorei os monstrinhos!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedrita, como vai?
    Saudades!
    Estou curtindo minhas férias, mas não esqueci de você, viu?

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Flor, voltei de vez, rs....demorei eu sei...
    Vou navegar por aqui pra ver o que andou postando!
    Queria sua opinião sobre Crepúsculo!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pê! Ontem assisti na Gazeta uma entrevista sobre a nova ortografia. Acho que ninguém gostou das mudanças...

    ResponderExcluir
  5. Achei curioso que aí no Brasil se chame "censura" à classificação etária dos filmes.
    Em Portugal essa palavra tem conotações bem mais profundas (estou certo que aí também).
    A "censura" de antes do 25 de Abril 1974, classificava...mas fundamentalmente proibia.

    ResponderExcluir
  6. carla, eu tb gostei dos monstrinhos.

    aqueta, os portugueses resistem mais a nova ortografia. eu não entendo muito a filosofia da nova ortografia q parece mais marketing q funcionalidade. se realmente fizessem o intercâmbio de obras de mesmo idioma seria maravilhoso, mas não é isso o q tem acontecido. acho q o q queriam mesmo é transformar o idioma no maior do mundo.

    quintela, aqui usamos mais classificação indicativa, eu q estava meio distraída. usamos pouco o termo.

    ResponderExcluir
  7. Pedrita, nao vi, mas anotei a dica.

    O daniel ssistiu com o pai Avatar. Gostou muito e entendeu a mensagem embora tenha dito que o final foi forte...

    Bjao

    ResponderExcluir

Cultura é vida!