quarta-feira, 29 de junho de 2011

Antes do Baile Verde

Terminei de ler Antes do Baile Verde (1970) de Lygia Fagundes Telles da Companhia das Letras. Comprei esse livro há um tempinho na Livraria João Alexandre Barbosa na USP com 50% de desconto. Eu amei essa capa que é um projeto gráfico de warrakloureiro sobre detalhs de Menino com Tambor de Beatriz Milhazes (1992), inclusive vou sentir falta da capa decorando o meu blog no que Estou Lendo. Esse livro é fantástico! É de contos, intrigantes. Me lembrou a sensação que o livro A Casa das Sete Torres de Nathaniel Hawthorne me provocou.

Obra  de Alfredo Volpi

Os objetos nos textos da Lygia Fagundes Telles dão vida aos personagens. Com uma economia de fatos, mas muitos objetos e detalhes a autora nos leva ao clima que deseja para cada um de seus contos. Incrível que com pouca informação, muitas palavras, mas poucos fatos, vamos sentindo as animosidades, as diferenças, nos preparando para os acontecimentos. Incrível como ela consegue dar a tensão e incômodo em cada texto. Eu que adoro filmes de suspense me surpreendi como alguém consegue com as palavras e com a economia delas, me levar a toda a tensão que os filmes me levam. Também adoro a vida dos objetos, como eles são personagens e definem boa parte dos fatos. Irmãos diferentes, que se relacionam diferentes com os objetos e onde os objetos  causam discórdias e desentendimentos. Eu não queria fazer outra coisa a não ser ler esses contos, fiquei triste quando o livro terminou.

Primeira frase de Antes do Baile Verde de Lygia Fagundes Telles do conto Os Objetos

“Finalmente pousou o olhar no globo de vidro e estendeu a mão.”



Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. Faz tempo que não sinto isso, tristeza quando o livro acaba...deve ser ótimo, ela é uma grande escritora.Beijos Pedrita

    ResponderExcluir
  2. adoro esse livro. meus contos preferidos dele são A caçada e Venha ver o por do sol. incríveis =)

    ResponderExcluir
  3. Conheço pouco das obras de Lígia F. Telles, já com Nathaniel Hawthorne tenho mais conhecimento, porque li mais dele na facul.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita acredito que este livro seja muito bom, a comecar pela capa.

    Bjao Georgia, rs

    ResponderExcluir
  5. anamaria, eu adoro o termo economizando o livro, mas esse eu não consegui economizar e aí fiquei com mais pena ainda qd terminou.

    livros, eu não sei qual gostei mais. todos são fantásticos!

    ruby, poucos leem livros de escritoras e brasileiros recentes. em geral leem mais mesmo livros europeus.

    georgia, vc vai amar.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!