quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Persona

Assisti Persona (1966) de Ingmar Bergman no Telecine Premium. Sempre sonhei ver esse filme desse diretor que adoro. Persona mostra duas mulheres, uma enfermeira e outra uma atriz em crise. Persona questiona o que é real e imaginário, o que é interpretação ou realidade. Se existe mesmo diferença entre a interpretação de uma atriz e o que é real.

Os papéis das duas o tempo todo se confudem. Bibi Andersson e Liv Ullmann estão majestosas. Seriam uma só? São iguais? Em vários momentos parecem tranquilamente outras pessoas, com histórias profundamente diferentes, mas as semelhanças vão aparecendo até começarmos a achar a duas iguais. Obra de arte, obra de mestre. Belíssima fotografia, interpretações majestosas, texto incrível. Perfeição!

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Oi Pedrita! Eu adoro o Bergman. Vi esse filme há muito tempo mas lembro como se fosse hoje. Maravilhoso, e as interpretações são mesmo perfeitas.É desses que não se pode deixar de ver. Òtima escolha a sua. Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi, Bergman é um cineasta mestre, apesar de temas assim psicológicos trazerem uma certa dificuldade pra entender, às vezes a gente nem imagina se é a pessoa mesma em outra, a consciência. Bom filme.

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi, mas sempre ouvi falar muito bem do diretor Ingmar Bergman.
    big beijos
    Lulu On The Sky

    ResponderExcluir
  4. Ingmar Bergman no cinema foi perfeito! O sétimo selo é um dos filmes que eu mais adoro!

    ResponderExcluir
  5. anamaria, era um q queria muito ver e nunca consegui. foi um sonho descobrir q eu poderia ver essa semana.

    ruby, eu gosto dessa dúvida de o q é um lado de cada um, se aconteceu mesmo. do psicológico. enfim, amo bergman.

    lulu, bergman está entre os meus diretores preferidos.

    fatima, o meu preferido é gritos e sussurros.

    ResponderExcluir
  6. Persona foi o primeiro filme que vi de Bergman. Mas o amor foi a segunda vista, quando vi O sétimo selo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. lê, meu preferido é gritos e sussurros.

    ResponderExcluir
  8. Ao esse filme, sabia? Claro que não sabia (risos). Quando eu o vi comecei a rir porque eu tinha essa mania de questionar o real e o imaginário. Vou procurar na programação para assistir de novo. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  9. lunna, é maravilhoso. está com um nome nada a ver, qd as mulheres pecam. um título nada a ver.

    ResponderExcluir
  10. Ontem mesmo tinha no mercado aqui pertinho uma oferta de DVDs e vi um com ela que eu nao conhecia. Tipo uma camponesa. Mas como era muito antigo nao me atrevi em comprá-lo.

    Ela é uma ótima atriz.


    Bjos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!