quarta-feira, 27 de março de 2013

O Preço da Paz

Assisti O Preço da Paz (2003) de Paulo Morelli no Prime Box Brazil. Descobri há pouco esse novo canal. Pelas exigências do governo que as televisões a cabo tivessem uma programação maior de produção nacional, vários canais surgiram. Esse está muito bem organizado, inclusive o site e traz somente filmes brasileiros dos últimos dez anos. Não conhecia a biografia do Barão do Serro Azul que ficou proibida por 40 anos. O Preço da Paz é baseado no livro A Última Viagem do Barão do Serro Azul de Túlio Vargas em um triste episódio de nossa história. Vou tentar achar esse livro pra ler. A adaptação do texto foi realizado por Walther Negrão.

O Barão do Serro Azul era um importante comerciante da cidade de Curityba, como era a grafia na época. Em 1894, os governantes de Curityba fogem, já que ficam sabendo que Paranaguá tinha sido tomada pelos maragatos. O Barão do Serro Azul é escolhido pelo povo por unanimidade para liderar a cidade. Não há soldados, então ele luta com a única arma que tem, o dinheiro. Ele faz um acordo com os maragatos, que por dinheiro, eles não iriam saquear Curityba nem atentar contra os cidadãos da cidade. Quando os federalistas chegam e os maragatos recuam, ele e os que ajudaram a comprar O Preço da Paz são acusados de traidores e sumariamente fuzilados sem nenhum julgamento. Essa história então ficou proibida por 40 anos de ser contada.

O Preço da Paz é um filme incrível, muito bem realizado e incompreensivelmente, ficou praticamente desconhecido. Eu pelo menos nem sabia de sua existência. O Barão do Serro Azul é brilhantemente interpretado por Herson Capri num dos seus mais enigmáticos personagens. Giula Gam faz igualmente brilhantemente a esposa dessa homem. Dois maragatos são interpretados por Lima Duarte e José de Abreu. Alguns outros do elenco são: Aldo Bueno, Danton Mello, Camila Pitanga e Alexandre Nero. Muitos bons atores aparecem durante o filme. A lista de figurantes é quase infinita. Nos créditos vieram listas e listas em ordem alfabética, falam em 1300 figurantes. O Preço da Paz foi um filme de dificílima realização, com muitas pessoas e que por essa dificuldade levou 7 anos para ser realizado. Li que foi praticamente todo realizado no Paraná. Os figurinos estão belíssimos e são de Beth Filipeck. O Preço da Paz ganhou no Festival de Gramado prêmio de melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular.
Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Deve ser muito bom esse filme com tantos atores excelentes. O Brasil tem muita historia nao é? Conhecer tudo , leva uma vida e mais uma.
    Beijos e boa Pascoa.
    Cam

    ResponderExcluir
  2. Um bom filme desses e ninguém ouve falar. Se não fosse vc resenhar ele eu nunca saberia a existência desse Barão de Serro Azul. Como perdemos coisas da nossa história que não é contando em canto nenhum. Louca para assistir.
    Beijos
    Adriana
    Ah, Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ainda não assisti a esse novo canal Prime Box Brazil. Só vi o anúncio da estreia. Nesse sábado, vou assistir A Busca. Estou com ótima expectativa. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. AMEI...te sigo... espero que vc goste do meu blog é de moda todos os dias eu coloco um look diferente espero que vc goste... muito obrigada......eu sou brasileira mas moro na espanha me alegro de te conhecer...

    http://fashionbloggerandreiajakeline.blogspot.com.es/2013/03/today-pippo.html

    ResponderExcluir
  5. Não vi esse filme. Na verdade nem sabia nada sobre ele.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, o elenco parece ótimo! Fiquei curiosa pra ver! Bom fim de semana, Pedrita, beijos

    ResponderExcluir
  7. camille, eu fico abismada sobre o pouco q sei do nosso país. e mais abismada ainda q tenham obrigado ser escondida essa história por 40 anos.

    adriana, eu vi no canal o nome e fui pesquisa. não fazia nem ideia. esses filmes escondidos me entristecem. q bom q o canal está difundindo-o.

    fabio, os primeiros canais q surgiram na net são mais ou menos, qd esse surgiu não dei muita bola. só agora q redescobri. eu amei a busca.

    andreia, adorei o teu blog tb.

    lulu, eu tb não.

    anamaria, acho q vai gostar.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!