sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O Caso dos Irmãos Naves

Assisti O Caso dos Irmãos Naves (1967) de Luiz Sérgio Person no Arte 1. Faz tempo que esse filme está nesse canal e que quero ver. É dificílimo de assistir, dá vergonha de ser brasileiro e pior, eu só me lembrava do Amarildo. Ver um filme inspirado no que foi chamado o maior erro da justiça e lembrar que o Amarildo sofreu do mesmo mal tão recentemente. A violência é cultural. Injustiça, falta de justiça, abuso de poder, faz uma população violenta. Triste!

O Caso dos Irmãos Naves aconteceu na cidade de Araguari, em Minas Gerais, em 1937. Um homem desaparece com 90 mil cruzeiros. Dois irmãos avisam a polícia. A cidade e a polícia começam a desconfiar dos dois irmãos e inicia o martírio deles. Seria horrível o que eles passam se fossem culpados, inocentes fica mais insuportável ainda. As cenas de violência são muito bem realizadas e tornam o filme dificílimo de assistir. Deve ter sido muito difícil atuar nesse filme. 
Todos no elenco estão impressionantes. Os irmãos Naves são interpretados por Raul Cortez e Juca de Oliveira. O policial pelo Anselmo Duarte. O advogado de defesa por John Herbert. Alguns outros são Lélia Abramo, Sérgio Hingst e Cacilda Lanuza. Há cenas nos tribunais, nas ruas, vários moradores de Araguari participaram do filme. 

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Eu vi o filme duas vezes Pedrita.Realmente um FILME GRANDIOSO. Todos estão maravilhosos. A história é terrível. E da vontade de chorar! De verdade....
    Te respondi la no blog abrkdbra-coisasdavida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, chorei várias vezes, muito triste. q produção maravilhosa, q fotografia linda. obra de arte.

      Excluir
  2. Cacilda Lanuza?
    Mamãe falava nessa artista que acho era de Recife.

    ResponderExcluir
  3. O filme parece ser forte e chocante, mas bom. Tentarei assisti-lo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  4. Um super elenco! E o pior é que deve ter muito caso parecido, diariamente por aí e nem ficamos sabendo.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, dá vergonha de ser brasileiro! É um film angustiante. Por outro lado, gostei de ver tantos grandes atores ainda no começo da carreira.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Este é um clássico. Um filme brasileiro de primeira. Há poucos como ele.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pedrita,

    Este filme é mesmo muito bom e os dois protagonistas são atores de primeira (saudade do Raul Cortez).
    Só para constar: erros jurídicos aconteceram e acontecem no mundo inteiro. Pra você ter uma idéia, li não faz muito tempo, que 21 norte-americanos escaparam (por pouco) da execução (pena de morte). Muitas vezes a prova da inocência não é apresentada por investigadores nem gente do "meio".

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, por questões políticas muitos erros são escondidos.

      Excluir

Cultura é vida!