segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Duas Vidas

Assisti Duas Vidas (2012) de Georg Maas no Max. Esse filme norueguês escolhe um personagem para contar parte de uma história de espionagem no país. Foram muitos espiões aliciados por espontânea vontade ou não para trabalhar na Noruega. Alguns foram descobertos, outros não. É baseado no livro de Hannelore Hipe, Eiszeiten. Começa com a história de uma mulher avisando por telefone que está em perigo. Um advogado quer tentar ressarcir as crianças que foram para orfanatos enquanto os seus pais iam para campos de concentração na própria Noruega.

A mulher com medo tem uma bela família. Ela é muito feliz com o marido, sua filha tem um bebê e ainda tem a avó. Aos poucos ficamos sabendo que sua avó se envolveu com um alemão. Ela foi enviada então a um campo de concentração e sua filha foi para um orfanato na Alemanha. Com o tempo essa mulher quer achar a sua mãe e volta para a casa. Mas há muitos segredos que vão sendo revelados. A avó é interpretada pela Liv Ullmann

O marido por Sven Nordin. A protagonista por Juliane Köhler. A filha por Julia Bache-Wiig. O advogado por Ken Duken. Vários outros atores aparecem nas reconstituições, nos depoimentos. Filme triste, incrível! Mostra o quanto a questão da espionagem, da guerra é bem mais complexa que imaginamos. Muito distante do maniqueísmo apregoado na maioria das vezes.

Hoje o blog Mata Hari e 007 faz 13 anos de existência. Obrigada a vocês leitores e amigos que compartilham comigo a minha vida cultural. E obrigada a todos os eventos culturais que me proporcionam o prazer de blogar.


Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Pedrita,
    Parabéns pelos 13 anos de blog! E que venham mais e mais anos com muitas dicas culturais. Esse filme deve ser espetacular! Adoro esse tipo de trama! E adorei o novo layout. Ficou super clean
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Tim-tim, que venham muitos outros anos ainda melhores, parabéns pelo blog, Pedrita!
    Quanto ao filme, vou querer ver com certeza, sou fã da Liv Ulmann e desconhecia a existência de campos de concentração na Noruega, rsrs.

    Beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, obrigada. tb adoro a liv ullmann. esse filme é excelente.

      Excluir
  3. Pedrita, parabéns!!! Seu blog foi, e sempre será, uma inspiração para mim! Seu blog que me motiva a continuar escrevendo, mesmo em épocas que acho que meu blog vai morrer! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Estou de férias e não acompanho alguma coisa na TV. Queria ter assistido "Ebola: Ana Paula Padrão na África no meio da guerra contra o vírus mortal". Estava no Pará e nem sei que horário passou. Não sei se foi 22 ou 23 hs. É uma confusão por conta do horário de verão. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, na tv bandeirantes tb não sei quando passou. vi por um acaso na band news na tv a cabo. aproveite as férias. tenho muita vontade de conhecer belém.

      Excluir
  5. Pedrita querida, quase perco essa festa. Parabéns, parabéns.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!