terça-feira, 15 de novembro de 2016

O Conto da Princesa Kaguya

Assisti O Conto da Princesa Kaguya (2013) de Isao Takahata no Telecine Cult. Faz tempo que gravei. Tem no Now mas só dublado. Já que o recurso existe e o filme passa no som original inicialmente, as animações no Now podiam vir dubladas com o recurso de mudar no controle remoto para legenda e som original. Quando vi que no Now só dublado é que gravei.

O Conto da Princesa Kaguya é baseado no conto O Conto do Cortador de Bambu do Século X e é muito, mas muito triste. Uma família camponesa vive do bambu. Eles fazem objetos de bambu e vendem. Um dia nasce do broto de bambu uma princesa. O casal já idoso fica encantado e a criança cresce muito rápido.

Ela vive com as crianças da região. Mas quando cresce o pai acha que ela deve viver como uma princesa. Com o ouro que ganha dos bambus compra uma bela casa na cidade e ela passa a ter aulas. Passa a ser cortejada nos costumes japoneses. 

Ela fica infeliz demais e pede que a lua a leve de volta. Há várias músicas tradicionais. Muitos subtemas sobre pobreza, riqueza, avareza, mentira, natureza, morte, é muito, mas muito rico. Mas muito, muito triste.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. eu adoro os contos japoneses e chineses. não os classifico como tristes. são reais. os contos de fadas ocidentais, sim, são tristes e mentirosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, acho que é simplista generalizar. afinal a menina nasceu de um broto de bambu, cresceu muito rapidamente e voltou voando pra lua. então isso é mentira. acho que independe do conto e do país ser bom ou ruim.

      Excluir
  2. ✿゚ه° ·.
    São lindos, muito lindos... melhores do que os dos "super heróis" que estamos acostumados.
    São lições de vida e sempre ensinam.
    Boa semana, com tudo de bom!
    Beijinhos.

    ⎝❀ه° ·.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. inês, acho q independem. contos são bons ou ruins em qq país.

      Excluir
  3. Um amigo meu me falou tanto sobre o Conto do Cortador de Bambu que inspirou o filme que comprei o livro acredita?!? Mas ainda não assisti ao filme. Preciso fazer isso!

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jaci, eu fiquei com vontade de ler o conto. acho q vc vai amar a animação.

      Excluir
  4. Olá Pedrita!
    Eu te agradeço por essa resenha que é um presente <3
    Mitologia/Lendas são minha especialização em História e esse é um dos contos mais lindos da cultura japonesa <3
    A Princesa da Lua é tão mágico que a gente pode "sentir" as cores do outono que tingem o céu!
    E a narrativa é tão encantadora que a tristeza cede lugar para a delicadeza e a simbologia que envolve o Monte Fuji de maneira transformadora e mágica.
    Fantástica a sua resenha e os vídeos que vc compartilhou me emocionaram bastante <3
    Nossa eu vou procurar o filme ainda hoje, só li o livro, não assisti a animação.
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, que bacana. adoro história. contos. é lindo o conto, mas triste demais. não consigo abstrair dessa forma. acho q vai amar o filme, foi muito premiado.

      Excluir

Cultura é vida!