quarta-feira, 20 de junho de 2018

Deixei Ele Lá e Vim de Elvira Vigna

Terminei de ler Deixei Ele Lá e Vim ( 2006) de Elvira Vigna da Companhia das Letras. Eu amei essa capa de Kiko Farkas, mas fiquei aborrecidíssima com a orelha do livro, por sorte nunca leio antes, porque contou o livro todo e seus segredos, absurdo. Não sei como a editora permitiu isso. Eu queria muito ler essa autora que tem recebidos tantos elogias e boas críticas. Estava muito curiosa. Escolhi esse sem ler muitos detalhes. Quando comecei a ler achei fascinante o estilo e fui pesquisar um pouco da vida dela e me surpreendi.

O texto tinha uma compreensão dos caminhos que mulheres transitam, trajetórias muito surpreendentes. Um olhar rebelde e na foto da escritora não encontrei esse submundo. 

Obra La Mère Engloutie (1997) de Gilda Vogt

Há uma protagonista que narra a trama. Ela está em hotel, na verdade no bar do hotel. Ela conta pouco, mas vamos sabendo que ela fez uns trabalhos no hotel, dormiu com alguns homens. É muito interessante como ela conta a questão do dinheiro, como se tivesse sido uma ajuda de uma amigo porque ela estaria precisando. E veio outro amigo do amigo. Como se fosse ajuda não pelo sexo, mas que vinha depois do sexo. Como fica muito tarde, ela dorme escondida em uma espreguiçadeira, já que não há mais transporte público no horário. Ela tudo vê. É muito surpreendente a forma como essa autora constrói as frases, fascinante. O livro é bastante surpreendente!

Não aconselho que vejam o vídeo antes de ler.

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Fiquei curioso, nunca ouvira falar da escritora.
    Eu também evito ler as badanas dos livros, às vezes só um pouco do início para saber a temática caso ainda não saiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, tem recebido muitos elogios. ah, que bom que não sou só eu que fujo de sinopses. de filmes é a mesma coisa.

      Excluir
  2. Vi o vídeo porque não vou ler o livro.
    Não conheço nada dessa autora.
    E só ouvi falar quando das muitas lamentações pela morte dela.
    Daí fui pesquisar.

    Sim, Canjica daí é Munguzá, aqui (Blog da Andréa) e é uma delicia.
    Geralmente compro pronto em Delicatesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é uma autora muito elogiada e comentada recentemente. não lembro nada sobre a morte dela até pq leio pouco essa parte do jornal. dá água na boca mesmo o blog da andréa.

      Excluir
  3. Oi Pedrita. Nunca li nada desta autora, mas o livro parece ser interessante.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esta autora também entrou na minha lista de "a ler". E pelas mesmas razões que entrou na sua, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pedrita!
    Com este tempo frio tenho mais gosto pela leitura principalmente no final da tarde.
    Gostei da capa e da resenha, amo suas dicas!

    No nordeste a canjica é munguzá, o nosso país é rico em cultura e muitos não dão valar.
    Obrigada, pelos comentários no meu blog, amo interagir contigo e com todos os meus seguidores!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, que interessante. eu leio mais em transporte público. mas esse li bastante em casa, mas é um livro curto. tb amei a capa. realmente a cultura é muito rica no brasil.

      Excluir
  6. Não conheço as obras da autora, parece bom o livro.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pedrita. Não resisti ao vídeo rsrs fiquei bem curiosa com esse livro. E sabe que olhando a foto da autora acho que o olhar me sugere profundidade e vivência..não sei..mas me fez sentir isso!

    Gostei da dica!

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lu, sim, há intensidade na foto da autora. mas não parece q é alguém q compreenda o submundo. isso q achei interessante.

      Excluir
  8. Ela é ilustradora também?
    Acho que li alguma coisa dela, antes de começar a anotar os livros e fazer resenhas, mas acho que era infantil.
    Pode ser que não estou associando a pessoa ao nome.
    Gostei muito da indicação, vou procurar pra ler.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, no que eu li sobre a autora não vi nada sobre ilustração. mas posso nao ter prestado atençao a esse detalhe. pelo o q percebi os livros dessa autora falam muito de submundo e são densos. não consigo ve-la no genero infantil, mas posso estar enganada.

      Excluir
  9. Engraçado, o livro que li dela também retrata muito sobre sexos com mulheres contratadas (putas mesmo....rsrs...) esse que você leu não conhecia. Achei a autora bem densa e confusa. Não faz muito o meu estilo de leitura preferida não.
    Agora, sem condiçoes essa orelha do livro, nada a ver!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, exatamente, ela fala muito das mulheres que são invisíveis na sociedade em profissões não reconhecidas. quero ler mais um para conhece-la melhor. sim, sem condições orelha de livro q conta o final.

      Excluir

Cultura é vida!