segunda-feira, 18 de junho de 2018

Baarìa

Assisti Baarìa (2009) de Giuseppe Tornatore no Max. Coloquei esse filme pra gravar faz tempo. É um belo filme! Quem amou Cinema Paradiso vai amar esse. Eu gosto dos dois, mas o estilo saltitante do diretor, principalmente em momentos sérios, não me atraem. Baarìa é uma cidade da Itália. Começa com o garoto e suas traquinagens. Daquele tempo que as ruas eram de terras, só tinham casas, a infância era nas ruas e as crianças também faziam pequenos serviços quando eram pobres como o protagonista. Primeiro ele vai ajudar um senhor a levar ovelhas, depois ele levava a vaca nas casas e estabelecimentos e vendia o tanto de leite que pediam.

Quando o garoto cresce eu perdi o fôlego, que lindo o ator Francesco Scianna. E belíssima sua amada interpretada por Margarete Madè. Ele é comunista e os pais dela não querem o casamento. Além dele não ter um trabalho, é pobre. Eles dão um jeito e se casam. Em meio a história desse personagem passam guerras, ditadura na Itália, repressão, manifestações comunistas, é um filme longo. Como disse o estilo é saltitante, então até as mortes não são dramáticas. 

Eu gosto de ver o cotidiano dessas cidades que não existem mais, casinhas, todos os vizinhos se ajudam, as crianças brincam nas ruas. Essa delicadeza dessas vidas é o que mais me encanta em Baarìa. O elenco é todo incrível: Lina SastriAngela Molina, Raoul Bova, Luigi Lo Cascio, Marcelo Mazzarella, Michele Placido, Nicole Gramaudo e Enrico Lo Verso. Dizem que Monica Bellucci fez uma participação, só agora consegui descobrir onde foi. A trilha sonora é do Ennio Morricone. Giuseppe Tornatore ganhou Melhor Diretor nos festivais de Veneza e Globo de Ouro.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Também tenho gravado algumas coisas que nem lembro mais. E aí quando quero vê, nem sempre consigo.
    Também gosto de filmes que se passa em cidade pequenas e que até me lembram minha infância em subúrbios o Recife.

    Não era só porque o amigo era sozinho que foi convidado, Pedrita.
    Ele queria nos vê.
    E como gosto de receber, convidei.
    Mas não quero mais nem preciso mais convida-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, qd eu gravo há uma opção que pode apagar algum filme antigo se não tiver espaço. então sempre estou atenta ao espaço pra não apagar. mas tem uns filmes que largo lá e não volto pra ver. ah, amo filmes que passam em cidades pequenas. melhor mesmo não convidar pessoas que não se tem afinidade.

      Excluir
  2. Olá Pedrita
    Que pôster lindo o desse filme!
    Fiquei curiosa com esse plot e apaixonada pela sua resenha.
    Vou procurar se encontro para assistir.
    Vai para a lista dos desejados.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, confesso que não curti os pôsteres, qd vi q nenhum tinha a essência do filme escolhi esse. acho q vc vai amar esse filme.

      Excluir
  3. Gosto de filmes assim. tenho mesmo uma predileção especial por eles, os quais tenho visto e revisto, rsrs.

    Beijão e bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Pedrita!]
    Pela resenha é um belo filme mesmo, é o tipo de filme que
    eu gosto.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que vou amar esse filme.
    Estou de volta.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, acho que vc vai gostar. q bom q resolveu o problema do blog.

      Excluir

Cultura é vida!