sábado, 16 de junho de 2018

Os Versos Satânicos de Salman Rushdie

Terminei de ler Os Versos Satânicos (1989) de Salman Rushdie da Companhia das Letras. Esse foi o primeiro livro que queria ler do autor depois dele ter sido jurado de morte. Queria entender o que faz um livro definir que alguém deva morrer pelo que escreveu nele. Mas esse livro estava esgotado. Depois apareceu uma edição de bolso, mas eu queria essa. Até que finalmente, muitos anos depois, apareceu em um sebo. E diferente de uns livros recentes que comprei no sebo, esse foi lido.

Obra de Dina Nath Walli

Fui procurar informações sobre a sentença de morte que Salman Rushdie recebeu para tentar entender melhor. Há uma matéria que explica bem aqui. Em 4 de fevereiro de 1989, o aiatolá Ruhollah Khomeini sentenciou Rushdie à morte porque o livro conteria blasfemas a Maomé. Versos Satânicos seriam livros religiosos não considerados, como na igreja católica existem os textos apócrifos. Os religiosos decidem que aqueles textos mesmo sendo escritos por outros religiosos não deveriam ser publicados.

Obra Linguagem da Pedra de Magbool Fida Husain

Os Versos Satânicos de Rushdie começam com dois homens caindo do avião. Logo no início me lembrei do maravilhoso estilo de Rushdie. Frases longas, controversas, cheias de significados, com muita fantasia e irrealidade. Depois a obra mescla a história desses dois homens antes do acidente, do acontecimento do avião e do retorno deles dos mortos.
Obra Celebração (1995) de Tyeb Mehta

Esses dois homens são atores. Eles estavam em um avião sequestrados por terroristas. Como o avião explode, todos são dados como mortos. Então o retorno deles é bem traumático. Cada um tem uma história e a continuidade após a "morte" é igualmente diferente.

Obra Ragbat (2007) de Geeta Vadhera

Incrível a história da menina e borboletas que a cercam fazendo um vestido em seu corpo. As pessoas resolvem segui-la. Rushdie é mestre em desconstruir crenças, promessas e fés. Gostei muito de Os Versos Satânicos, mas surpreendentemente está longe de ser o meu preferido. Achei os dois protagonistas seres muito desprezíveis, foi difícil acompanhar suas histórias traiçoeiras e egoístas.

Os pintores são indianos como o autor.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Está cá em casa com o nome de "Os versículos satânicos", mas folheei e deu-me a sensação de ser uma obra difícil, posso estar errado, e por isso nunca reuni coragem suficiente para me aventurar neste romance cuja curiosidade me dá vontade de ler.
    De Rushdie li Os filhos da meia noite, um excelente livro que recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, é muito difícil de ler mesmo. o texto dele é todo rebuscado. de idas e vindas. precisa muita atenção mesmo. mas é fantástico!

      Excluir
  2. Pedrita, bom dia.

    Li esse livro ano passado ou atrasado, não me lembro bem. Lendo sua resenha, me lembrei de algumas cenas. Gostei do livro principalmente pelo estilo difícil do autor que exige mais do leitor.

    Achei o autor muito criativo e inventivo. Mas você comentou que gostou mais de outros dois livros dele. Quais seriam? Seria uma boa dica para mim, já que pretendo futuramente ler outros dele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, exige mesmo muito do leitor. eu amo o ultimo suspiro de um mouro e amei tb shalimar. são fantásticos!

      Excluir
  3. Hello, querida Pedrita!
    Eu não teria coragem de ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, acho q ia gostar. tem muita magia. não é dramático.

      Excluir
  4. Já tinha ouvido falar, mas nunca li.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Não tenho interesse de ler.
    Mas lembro bem das reportagens sobre a sentença de morte que ele recebeu e precisou ficar escondido, acho que na. Inglaterra.

    Gostei do seu novo layout. Tem uma árvore e gosto de imagens de árvores.
    Acredita que nunca mudei nada lá do Blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, salman rushdie precisou se esconder em vários países. estava sempre mudando de lugar. mesmo agora após o perdão ele diz q se algum fanático achar que ele ainda deve morrer, pode ser morto. então se protege muito ainda. ah, tb gosto desse layout. ah, não faz sentido mesmo receber alguém que não se sente bem.

      Excluir
  6. Sabe que nunca tive curiosidade de ler esse livro?
    Ainda tenho guardado aqui, vai que um dia eu mudo de ideia.
    Na época achei desnecessário ele escrever (já que proporcionou mais marketing que acrescentou algo que valesse a pena e ele mesmo se arrependeu de ter escrito), quanto absurdo ter sido decretada uma pena de morte pelo fanatismo religioso :(
    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, versos satânicos é muito bom. é um livro fantasioso, cheio de alegorias, muitos personagens, fala de cinema. só fanáticos mesmo para se importarem e acharem q no meio de tanta fantasia podia alguma blasfêmia. se fosse um livro realista, mas não é.

      Excluir
  7. Eu também tenho este livro e já li partes aleatórias dele. Mas não me animo a ler a obra inteira porque acho que as fés têm um lado ... digamos... impenetrável e também inefável. Vou dar um exemplo: a simples esperança humana. Quem cultiva a esperança espera algo que ainda não existe, que só existe na imaginação da pessoa que espera. Acho errado alguém vir destruir a esperança, sob o pretexto de que se trata de uma coisa ilusória. Então apesar de lastimar muitos aspectos das fés, relacionados à subjugação e à alienação de pessoas, compreendo que as fés têm também o lado de alertar as pessoas para os aspectos superiores e sublimes da vida. Penso que sempre haverá quem buscará isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, esse é o problema do fanático religioso q transformou esse livro em religioso só pelo nome. seria o mesmo que no brasil saísse um livro chamado apócrifos e ser condenado pq a igreja não reconhece os livros apócrifos. mas versos satânicos é um livro sobre dois homens, na verdade dois atores indianos que sobrevivem estranhamente a uma explosão de um avião. como a região tem muito atentado, o livro fala muito superficialmente do atentado q provoca a explosão do avião. pq o livro é sobre esses dois homens e suas relações com o mundo. não é um livro religioso. nem tem a intenção de falar mal de fé alguma.

      Excluir

Cultura é vida!