sábado, 15 de dezembro de 2018

Trem Noturno para Lisboa

Terminei de ler Trem Noturno para Lisboa (2004) de Pascal Mercier da Editora Record. Eu tinha adorado o filme que comentei aqui e quis ler o livro. Fiquei muito feliz quando o sebo aqui perto de casa tinha um exemplar. Bela edição! Não dava certeza se quem teve o livro antes chegou a lê-lo.

Eu gostei infinitamente mais do filme de 2014 do que do livro. Não sei se foi o fato de ser o Jeremy Irons o protagonista, ou se o filme soube condensar mais a trama. O fato é que eu achei o livro arrastado em alguns pontos. Eu amo a trama central. Um fato tira um professor do eixo e faz ele de repente mudar completamente sua vida. Ele era um professor universitário, viúvo, tinha uma vida cotidiana e solitária. Um livro que ele se defronta no início da história faz ele querer conhecer sobre o autor, um médico português já falecido. Ele fica curioso pela qualidade do texto, que homem escreveria com tanta profundidade. Também acaba tendo identificação com o que o médico diz. Ele viaja então para Lisboa e começa a conhecer pessoas e histórias. Sim, o livro é muito bom, mas eu achei que o filme soube compilar melhor a trama. Claro que são artes completamente diferentes. uma lida com a imagem e a outra com o texto, mas nesse caso específico a compilação fez muito bem a trama. O fato do autor ser filósofo e o protagonista um professor faz a trama ficar muito interessante, pelas lógicas de pensamento, pelos caminhos que o raciocínio segue ou se perde. Gosto do protagonista ser motivado pela curiosidade, de ir desatando os nós e das conversas que passa a ter com desconhecidos.

Beijos,
Pedrita

19 comentários:

  1. Nem lembrava que já tinha assistido esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu descobri procurando no seu blog. eu gostei muito do filme. do livro tb. mas menos.

      Excluir
  2. Por norma gosto mais dos livros do que dos filmes, que concentram-se na trama e perdem profundidade e limpam as dissertações paralelas.
    No presente caso não conheço o filme, gostei do livro, mas dificilmente as reflexões do médico cabem numa película. Agora para mim a obra sai valorizada por conhecer muitos dos espaços onde decorre a ação com o professor, não com o liceu que se situaria num então subúrbio de Lisboa e onde hoje fica a cidade modernista fruto da Expo98.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, eu depende, tem vários filmes que prefiro aos livros como pontes de madison e a mulher do tenente francês. ou gosto dos dois. são artes que lidam com aspectos diferentes. um de imagem e outro de texto. o filme foi muito bem compilado. deve ser emocionante mesmo acompanhar as visitas do protagonista.

      Excluir
  3. Pedrita, mas o certo é que o brasileiro ler pouco.
    E nossa desculpa é que livro é caro.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, realmente é desculpa falta de tempo, livro caro. eu por anos li em bibliotecas. agora deve ser mais difícil pq reduziram muitas, mas conheço várias bibliotecas. e lembro q comprei em sebos livros a R$ 2,00. e por ser muito cuidadosa com livros sempre encontro que me empreste. as edições são caras e saem mais caras pq atualmente os livros são editados em poucas edições, 2 a 3 mil.

      Excluir
  4. Acho que para editar um livro, também deve sair caro.
    Vc que trabalha com cultura, veja como isso é caro.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu assisti nesta semana ao musical O Fantasma da Ópera no Teatro Renault. Eu ganhei o ingresso, mas sabe quanto custa? 300 reais. SOCORRO!!!! Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, iam tentar um ingresso pra mim mas pelo jeito não deu certo. caríssimo mesmo e lotado sempre. e depois reclamam q livro é que é caro.

      Excluir
  6. Não vi o filme, mas adoro o ator Jeremy Irons.
    big beijos

    ResponderExcluir
  7. As críticas ao filme foram muito ruins na época do lançamento.

    Eu considero um filme mediano, com uma história curiosa.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, exatamente, tanto q demorei pra pensar em ver. só vi pq amo o diretor e o daniel day lewis. mas o filme não é bom. eu acho a história caricata.

      Excluir
  8. Gostei da resenha, mas não sei se leria o livro provavelmente veria o filme haha.
    Beijos boa semana .
    bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Depois de ver o filme comecei a ler o livro e só agora me dei conta de que não terminei a tarefa. Mas é que queria fazer uma leitura estudiosa, por causa de citações e reflexões vistas no filme. Devo voltar ao livro, sem dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, foi exatamente isso, vc nem lembrava q nao tinha terminado pq nao é um livro que sentimos falta. é bom, mas não apaixonante.

      Excluir
  10. Olá Pedrita
    Assim como você preferi o filme ao livro.
    No filme eles criaram uma história fluída e instigante. O livro foi mais lento e reflexivo.
    Eu ganhei o livro de um Vet que tratava com homeopatia, o médico que o professor vai procurar é Almeida Prado, daquele laboratório homeopata.
    De qualquer maneira gostei da questão de "procurar alguém para conhecer e encontrar a si mesmo num processo de autoconhecimento.
    A capa do seu livro é linda!
    A minha é uma "feinha" parece um laranja amarelo desbotada :/
    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu gosto do livro, mas acho q o poder de síntese do filme é bem mais favorável a trama. e o filme só é possível dada essa ideia maravilhosa de um fato desencadear outro e uma mudança radical de uma vida ultra cotidiana. sim, eu amei essa capa.

      Excluir

Cultura é vida!