Canção para Ninar Menino Grande de Conceição Evaristo
Terminei de ler Canção para Ninar Menino Grande (2018) de Conceição Evaristo da Palas. Eu tinha adorado Becos da Memória, que ainda continua sendo o meu preferido, e queria ler mais algum outro. Aí comprei esse na Festa da USP com 50% de desconto em 2023, antes de entrar na lista da USP. Esse livro entrou na lista de livros obrigatórios para o Vestibular da USP de 2026, então imagino que muitos devam ler agora.
O marcador de livros é em couro, muito antigo e fui eu que fiz.
Obra Oxum em Êxtase (1975) de Abdias do Nascimento
O livro com a história de Fio Jasmim. Começa com ele bem jovem indo trabalhar no trem. Entre as viagens, ele vai conhecendo mulheres. Eternamente imaturo, vai brincando com o sentimento delas. Alguns com resultados devastadores. E vai fazendo filho pra tudo quanto é canto. A realidade dos homens brasileiros me incomodou profundamente. Deve ter uma infinidade de pessoas que devem amar o personagem, achar engraçadas suas maldades, tão acostumados que estamos com o machismo.
Obra Itutu I (2024) de Tiago Sant´Ana
Sempre que Fio chegava em uma cidade, ele escolhia sua próxima vítima. Em uma ele descobre que a mulher esperava a chegada de quem seria seu futuro marido e ele se coloca nesse lugar. Assim que consegue o que quer, desaparece. Algumas não ligam quando ele vai embora. Umas engravidam e ficam felizes de realizar esse sonho, independente se o pai volta um dia ou não. Cada uma reage de uma forma.
Obra de Rosana Paulino
A esposa, Pérola Maria, não acreditava em nada do que chegava nela. Volte e meia falavam de outras mulheres e de outros filhos, mas ela nunca acreditava, ela confiava na fidelidade e no amor de seu marido. Ela teve 10 filhos com ele. Os nomes dos personagens são outras preciosidades, a autora coloca os nomes inteiros e no que se transformam no dia a dia, fascinante. Inclusive é linda a capacidade da autora em contar histórias.
Obra de Sonia Gomes
É quando Fio fica amigo de uma mulher que gosta de mulheres como ele, que passa a entender o mal que fazia as mulheres. Que começa a pensar nelas, em como estariam. Até então ele só olhava pra ele mesmo e para o desejo dele. Amei a obra! Muito atual e reflexiva! Que bom que muitos vão ter que ler a obra e que se olhem no espelho.
Um Casanova que cai numa armadilha igual à que monta e toma consciência. Como obra que parece retratar uma mentalidade do país deve ser interessante para se aprender como é o Brasil, eu gosto de livros que nos dão a conhecer países, culturas e questões sociais. Na minha pesquisa parece que a autora não está editada em Portugal.
Não conheço este livro nem a autora. Fiquei bem curiosa e com vontade de ler. Parece ser bem interessante. Com certeza a obra ficará mais conhecida agora que se tornou leitura obrigatória para o vestibular.
Me incomodaria muito o comportamento do protagonista, mas sem sombra de dúvidas Conceição Evaristo tem uma narrativa envolvente. Linda a capa do livro, as obras de arte e o marcador 🔖 de livros 📚 que VC fez.
Ontem no canal público de TV aqui dos Açores, transmitiram um entrevista com Conceição Evaristo, hoje comprei via internet este livro que estava integrado numa campanha de descontos. Só o devo receber daqui a duas ou 3 semanas pois o preço implica vir por navio de Portugal Europeu até às ilhas.
Um Casanova que cai numa armadilha igual à que monta e toma consciência. Como obra que parece retratar uma mentalidade do país deve ser interessante para se aprender como é o Brasil, eu gosto de livros que nos dão a conhecer países, culturas e questões sociais. Na minha pesquisa parece que a autora não está editada em Portugal.
ResponderExcluircarlos, sim, fala muito do brasil. da postura sedutora e egoísta dos homens. eu vi q tem uma editora que publicou duas obras em portugal da autora.
ExcluirParece interessante. Da autora eu só li o Insubmissas lágrimas de mulheres. Detesto esse tipo de comportamento machista.
ResponderExcluirBeijo
marly, foi exatamente essa minha dificuldade com a leitura. o egoísmo do protagonista q assim q o trem partia nem lembrava mais do q tinha acontecido.
ExcluirOlá, tudo bem? Não sabia que entrou na lista de livros obrigatórios da Fuvest. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirfabio, sim, por alguns anos só livros de escritoras.
ExcluirSem interesse pela escritora. Beijo,
ResponderExcluirliliane, ela tem o dom de contar histórias.
ExcluirOi, Pedrita, nunca li nada da Conceição Evaristo. Quem sabe já está na hora.
ResponderExcluirheloisa, seus livros são incríveis. que texto.
ExcluirBastante interessante!
ResponderExcluir.
Sussurros...
Beijos. Bom fim de semana.
cidália, muito.
ExcluirBoa tarde de Domingo e bom início de semana.
ResponderExcluirluiz, boa semana.
ExcluirNão conheço este livro nem a autora. Fiquei bem curiosa e com vontade de ler. Parece ser bem interessante. Com certeza a obra ficará mais conhecida agora que se tornou leitura obrigatória para o vestibular.
ResponderExcluirÓtima semana.
débora, tem se falado muito da autora nos últimos anos. seus livros são incriveis.
ExcluirMe incomodaria muito o comportamento do protagonista, mas sem sombra de dúvidas Conceição Evaristo tem uma narrativa envolvente.
ResponderExcluirLinda a capa do livro, as obras de arte e o marcador 🔖 de livros 📚 que VC fez.
luli, exato, incomoda. mas o jeito dela contar histórias é fascinante. e muito poético como conta a história das mulheres.
ExcluirOntem no canal público de TV aqui dos Açores, transmitiram um entrevista com Conceição Evaristo, hoje comprei via internet este livro que estava integrado numa campanha de descontos. Só o devo receber daqui a duas ou 3 semanas pois o preço implica vir por navio de Portugal Europeu até às ilhas.
ResponderExcluircarlos, que ótima notícia, vc vai gostar. ela tem a arte de contar histórias.
Excluir