domingo, 23 de julho de 2023

Becos da Memória de Conceição Evaristo

Terminei de ler Becos da Memória (2006) de Conceição Evaristo da Pallas. Finalmente me redimi com essa autora. Até agora não tinha lido nada dela, e pelo livro maravilhoso que li, quero ler muitos outros. O livro começou a ser esboçado em 1968, ia ser publicado em 1988 em uma comemoração, o que não aconteceu e ficou engavetado. Editoras nos privaram dessa obra maravilhosa por muito tempo! Imperdoável! E mostra a dificuldade que é publicar uma obra, ainda mais quando não se pode pagar por ela. A edição é belíssima!

O marcador de livro é de origami da Paula Quiñónez.

Obra Zeferina (2008) de Danton Paula

Conceição Evaristo conta a história de vários personagens que vivem em uma favela que está em fase de reintegração de posse. Os tratores estão aos poucos destruindo tudo. Quem vê as matérias de retirada de famílias de suas casas devia ler, para tentar entender um pouco o desalento que é ter que sair de sua casa, de terminar a relação social do entorno, de ter que começar tudo de novo, de não querer partir por já ter mais idade. É desalentador! O fim do livro, o fim da comunidade, me destroçou e me dilacerei. Ficará marcado na minha pele por muito tempo.

Obra (1946) de Wilson Tibério

Aos poucos a autora vai contando várias histórias das pessoas que vivem nessa comunidade. Vidas difíceis, repletas de perdas, muita miséria e fome. Como todo grupo, as pessoas são diversas. A mãe que insistia que os filhos estudassem, a dificuldade para estudar. A minoria que mal conseguia passar de ano e precisa largar os estudos pra cuidar dos irmãos. As torneiras que iam sendo destruídas, dificultando a existência e o trabalho das lavadeiras. O Bondade que não tinha pouso fixo, ora ficava na casa de um, ora na de outro. O tempo passando.
Obra (2019) da série Jatobas de Rosana Paulino

O texto de Conceição Evaristo é milimétrico e contundente. Com poucas palavras ela coloca inúmeros significados. 

Trechos de Becos da Memória de Conceição Evaristo:

"Os sonhos dão para o almoço, para o jantar, nunca".

"Era penoso não ter o que ser".

 

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Da autora li somente o Insubmissas lágrimas, que é bom também. Agora fiquei interessada neste.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar de uma escritora cujo apelido de família era Evaristo, não sei se esta ou outra portuguesa, mas nunca li nada.
    Ando numa fase com grandes dificuldades de leitura, tanto devido a falta de tempo como por dificuldades de concentração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, é incrível. eu estou com pouco tempo pras ler tb.

      Excluir
  3. Acredito que seja um livro deslumbrante, com uma leitura que prende o/a leitor/a a cada página.
    .
    Saudações poéticas. Uma semana feliz.
    .

    ResponderExcluir
  4. Li recentemente "Olhos d'água" da Conceição Evaristo e também fiquei com vontade de ler muitos outros dela. Acho que o próximo dela que vou pegar é "Beco da Memória" seu texto me deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, eu gostei demais, olhos d água é um dos que quero ler.

      Excluir
  5. Da autora só li Olhos D'água uma coletânea de contos e gostei muito da forma como é retratada a ancestralidade feminina.
    Na época que li não sabia dos Cadernos Negros nem que Conceição Evaristo é a criadora do termo "escrevivência".
    Fiquei com muita vontade de ler Becos da Memória.
    Sua resenha me impactou, fiquei emocionada.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!