sábado, 22 de julho de 2023

La Fanciulla Del West

Assisti a ópera La Fanciulla Del West de Giacomo Puccini no Theatro Municipal de São Paulo. Isso mesmo, uma ópera faroeste. Eu estava curiosa, é um drama, com libreto equivocado de Guelfo Civinini e Carlo Zangarini. Apesar de trágica eu acabei rindo e me divertindo, porque é muito improvável a história que romantizou o garimpo. 

Uma jovem que nunca beijou é dona de um bar em um garimpo. Ela vive armada, mas não seria difícil ser rendida e estuprada. É inspirada na corrida do ouro na Califórnia, mas não há prostitutas, ela é a única mulher, casta e pura, faz-me rir. Um bandido aparece e eles se apaixonam. O roteiro é baseado na peça de David Belasco.
A música linda é tocada pela Orquestra Sinfônica Municipal, regida por Roberto Minczuk. Como nessa versão não há mulheres, só tem a protagonista e sua empregada, o elenco é praticamente todo masculino. Há muitas cenas com o excelente Coral Lírico Municipal masculino. Belíssimos cenários de Renato Theobaldo.

No dia que fui a austríaca Martina Serafin interpretou a protagonista. O tenor foi o argentino Gustavo Lppez Manzitti. O policial, Lício Bruno. Andreia Souza fez a empregada. Os outros personagens foram cantados por Paulo QueirozAndrey MiraJohnny FrançaEduardo GóesIsaque OliveiraMárcio MarangonFernando de CastroEduardo TrindadeDiógenes GomesMax CostaRafael ThomasSérgio RighiniMarcelo Ferreira Miguel Geraldi. A direção cênica foi de Carla Camurati.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Respostas
    1. liliane, o roteiro dessa é bem simples, jovens apaixonados.

      Excluir
  2. Acredito que tenha sido um espetáculo sublime de assistir.
    .
    Saudações cordiais. Feliz fim de semana.
    .
    Poema: “ Em teus braços... “
    .

    ResponderExcluir
  3. Pareceu-me interessante :))

    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Taí uma coisa que eu nunca imaginaria 😄 uma ópera western!
    Esse pôster babadaço AMEI muito ❤
    Apesar de esperar drama e ter rido com as situações improváveis, tão bom rir sem esperar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, não é? e de puccini. tb amei esse pôster. eu me diverti muito. foi muito bom.

      Excluir
  5. Parece ser muito interessante, já que a temática é mais do que inesperada, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir

Cultura é vida!