terça-feira, 18 de julho de 2023

Evandro Teixeira. Chile 1973

Fui a exposição Evandro Teixeira. Chile 1973 no Instituto Moreira Salles. Pronto, nosso passeio finalizou com essa exposição. As fotos são do baiano que foi enviado ano Chile após o golpe militar no país para fazer registros para o saudoso Jornal do Brasil. Até existe parcialmente virtualmente, mas continuamos saudosos desse grande jornal. As fotos seguem depois para o Brasil no período da ditadura, muitas fotos são icônicas. A curadoria é de Sergio Burgi. 
As fotos são belíssimas, em painéis enormes, que bela montagem. Eu fiquei bastante impactada que essa foto artística maravilhosa estava junto com outras na capa do jornal.

Eu tenho fascínio por fotografia, em registrar um momento que nunca mais vai voltar. Hoje é mais fácil qualquer um fotografar, mas mesmo assim, os registros se perdem. O 007 já gosta do inusitado na foto. Uma mostrava militares na função, enquanto um cachorro placidamente dormia ao chão. Eu também fico pensativa em imaginar que os idosos registrados em 1973, não estão mais vivos e que foram eternizados na fotografias. 

Muitas das fotos da exposição já vimos de alguma forma principalmente porque são fotos históricas. Essa icônica com esse estudante sofreu fake news em 2020 e o IMS escreveu um texto no facebook de repúdio que está aqui.


Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Fotografia é uma das artes mais reflexivas que existe, ela aconchega o passado no momento presente e se eterniza pelo futuro.
    Não conhecia o fotógrafo.
    Linda demais a segunda foto parece um pôster com movimento.
    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, aconchega qd a história é boa, mas em tragédia, dói na alma. sim, a foto parece que anda.

      Excluir
  2. Acho ótimo que existam fotos que registram os eventos ocorridos na América Latina, especialmente nos últimos 50-60 anos. As coisas ruins só mudam quando muitas pessoas se conscientizam delas e decidem que não querem mais aceitá-las.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, a foto-jornalismo é muito importante pra registrar momentos históricos. e com olhar aguçado. sim, pra q nunca seja esquecido.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Eu nunca fui fã do autor Gilberto Braga. Das novelas que assisti, A Força de Um Desejo é a sua melhor. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. minha vida cultural está limitadíssima: foi o que pensei lendo teu post. Faz tanto tempo que não vou a uma exposição que nem lembro qual foi a ultima vez e eu ia tanto... Pra não dizer que não faço nada que remeta a arte, eu leio... e só! Parabéns por conseguir se alimentar de arte e ainda comunicar esses momentos. é maravilhoso ter uma vida adulta com essas coisas que alimentam a alma e ampliam o horizonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, esse ano voltei a ser mais intensa na vida cultural. não tanto como era, mas já vou mais. e ler é maravilhoso. o bom desses lugares é q são várias exposições em um lugar só. uma imersão em cultura de uma vez só.

      Excluir

Cultura é vida!