domingo, 16 de julho de 2023

Aurora

Assisti Aurora (2018) de Yam Laranas na Netflix. Sim, eu voltei a ter Netflix, foi presente do 007, um cartão pré-pago, muito legal. Foi muito fácil habilitar. Queria estrear essa nova temporada de Netflix em grande estilo e como sábado é dia de fantasminhas, perdi um século tentando escolher um filme a altura das comemorações. E como escolhi bem! Apesar de ser catalogado como terror, Aurora é um filme desconcertante por abordar principalmente a imigração. Gosto muito quando diretores usam o sobrenatural pra abordar questões urgentes. O tempo todo eu lembrava a frase que o fundo do mar está repleto de imigrantes mortos. 

O filme é filipino e as locações são belíssimas, com fotografia deslumbrante. É em uma praia. Começa com uma equipe tentando resgatar náufragos de um navio que está virado perto da praia. Os familiares estão em uma casa que era uma pousada para quem quisesse pescar ou aproveitar o lugar. As equipes falam que não acharam mais ninguém, todos os que estão na casa vão partindo, ficam duas irmãs. Uma bem jovem e uma criança.
A jovem está determinada em achar mais corpos. Um pouco porque ela não quer se mudar do lugar e também porque oferecem um bom dinheiro por cada corpo que encontrar. Mas depois por determinação mesmo. Coisas estranhas começam a acontecer na casa, ela passa a ter sonhos sufocantes e acha que deve procurar os mortos.

Anne Curtis é belíssima! A irmã é Phoebe Villamor. Lindo também o amigo da protagonista, Marco Gumaboa. Com o dinheiro que ela tinha e a promessa de pagamento ela consegue algumas pessoas que tinham barco pra vasculhar a região. E em silêncio, porque a guarda costeira proibiu. A maioria da cidade está partindo, sem o turismo na região, sem a pesca, não terão mais sustento. Lojas fechando. 

As cenas, os efeitos especiais são bem fracos, quase toscos, mas o filme é tão profundo, que é irrelevante!

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Olá, Pedrita!
    Um filme que a mim me deixaria incomodada, embora reconhecendo o valor e desempenho dos atores.
    O importante é que vc tenha gostado.
    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. céu, sim, esse filme incomoda. tem q pensar mesmo pra ver. mas seu tema é muito fundamental.

      Excluir
  2. Interessante e instigante :))
    .
    BOM DOMINGO... 🍀
    .
    Beijos, e um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Acredito que seja um filme muito interessante de ler
    Ainda bem que já tem netflix pois é algo que a faz feliz.
    .
    Um resto de domingo feliz
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rykardo, é muito. nossa, nem me fale, estou muito feliz com o presente netflix.

      Excluir
  4. Eu gosto mais dos fantasminhas que dão sustos, então terror psicológico me causa um certo desconforto 😞 cheguei considerar seriamente a analogia de que a Leana estava enlouquecendo 😢 e o naufrágio tinha um significado de submergir.
    Fiquei com muita dó da pequena Rita 😢
    Sem dúvidas a fotografia vale muito a pena.
    Eu gostaria que o final tivesse alguma explicação.
    O terror asiático é acima da média e nesse sentido esse filipino não decepciona, apesar de que com provável baixo orçamento os efeitos visuais deixam a desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu gostei demais, surgiram na casa da praia todos os desaparecidos que ficaram presos dentro do navio esquecidos. os que eram ilegais. e que não tinham lista.

      Excluir

Cultura é vida!