segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Três Anúncios de um Crime

Assisti Três Anúncios de um Crime (2017) de Martin McDonagh no TelecinePlay. Eu achava que eram três avisos de um crime, mas são anúncios mesmo, mais especificamente outdoors. Uma mãe, cansada da inoperância da polícia, resolve colocar perguntas em três outdoors sobre a morte da filha. De vítima a mãe passa a ser a vilã para a cidade intolerante e violenta.

Mas a mãe também vem de lares violentos. O marido batia nela. No filme mostra uma discussão bem grosseira dela com a filha, palavras que eu não diria a ninguém, mas ela continua sendo vítima. A cidade passa a se incomodar mais com os cartazes e com a mãe do que com quem matou a filha. A filha foi estuprada e morta, portanto qualquer outra mãe pode passar por isso na cidade, mas todos só se preocupam com a cobrança da mãe. Frances McDormand está impressionante. Adoro essa atriz. O policial desequilibrado é interpretado brilhantemente por Sam Rockwell. Eu achei a redenção dele muito rápida. Uma carta faz ele se tornar uma pessoa melhor. Seria muito bom que as transformações das pessoas se dessem tão rápido.
Woody Harrelson faz o policial. Outros do elenco são: Lucas Hedges, Caleb Landry Jones, Abbie Cornish, John Hawkies, Sandy Martin, Brenda Sexton e Peter Dinklage. O filme fala muito de violência, preconceito, intolerância. Segue bem a regra de "violência gera violência".

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. É um filmaço com ótimo elenco.

    Com o detalhe de que a pressão feita pela personagem de Frances McDormand cria novos problemas que acabam se sobrepondo ao crime.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, a personagem não cria problemas, a inoperância da polícia que gera a revolta. a impunidade impulsiona a civis buscarem justiça com as próprias mãos.

      Excluir
  2. O que mais gostei nesse filme foi as locações de cidade de interior.
    Achei interessante a maneira como ela cobra o esclarecimento do crime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu confesso que não gostaria de morar naquela cidade nem por decreto. ainda mais uma cidade tão retrógrada como são a maioria das cidades interioranas. no brasil não é muito diferente. sim, acho que precisamos cobrar inoperância dos sistemas públicos. e surreal que a cobrança incomoda mais a cidade do que um estuprador solto.

      Excluir
  3. Eu também pensava que fossem 3 'avisos' sobre um futuro crime. Gosto do trabalho da Frances McDormand e devo ver este filme também.

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa atriz, pelo menos os filmes que assistir com ela eu gosto. Esse não conhecia. Deve ser bom, gosto desse tipo de filme.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, ela está incrível. interpretação contundente. filme denso e difícil.

      Excluir
  5. Olá Pedrita
    Adorei esse filme, excelente texto e atuações irrepreensíveis.
    Curioso como uma mulher tão empoderada se sentia tão fragilizada diante do ex marido.
    Ou como o personagem do Woody consegue ver algo de bom no personagem do Sam.
    Tudo bem amarrado.
    O mais bacana é que o "julgamento moral" fica por conta do público.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, e fragilizada tb por ter perdido a filha. se fazia de forte e por isso todos achavam q podiam atacá-la. mas o tempo todo eu tentava lembrar q é o filme de uma mãe q teve a filha estuprada e assassinada.

      Excluir
  6. Ainda não conhecia o filme, mas adorei!
    Beijos boa semana
    https://bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir

Cultura é vida!