terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Los Silêncios

Assisti Los Silencios (2018) de Beatriz Seigner no Canal Brasil. Eu vinha lendo matérias e muitos elogios sobre esse filme. Assim que vi que ia passar no canal, coloquei pra gravar. O filme vai passar na retrospectiva do ano no Cine Sesc. É uma co-produção entre Brasil, Colômbia e França. Que filme triste!

No escuro da noite, uma mãe (Marleyda Soto) e dois filhos chegam em um barquinho em um lugar. Uma parente espera com uma lanterna. Essa mãe conta que seu marido (Enrique Diaz) e sua filha  (Maria Paula Tabares Peña) estão desaparecidos. Ela começa a luta para conseguir sobreviver nesse lugarejo. Leva o filho (Adolfo Savinvino), documentos e histórico escolar para conseguir uma vaga na escola. O lugarejo tem recebido muitos refugiados, então não há merenda pra todos. São 600 merendas para 2500 crianças. O uniforme é muito caro e obrigatório, ela pega um modelo e faz as roupas. Uma hora vemos o marido nessa casa e como falam muito de fantasmas, que os desaparecidos tornam-se fantasmas, eu desconfiei que ele era um fantasma.

Ao final, o que eu não imaginei, é que a menininha era também uma fantasma. Que tristeza! No final a mãe recebe a carta com a confirmação das mortes do marido e da filha, que foram mortos abraçados. E o filme termina com a cerimônia de adeus aos mortos. Eu achava lindo que tudo o que a menina tem é fluorescente, achava que ela gostava. Só ao final vi que é o símbolo dos mortos.

Que dor ver que na verdade, é porque ela estava morta. Los Silencios ganhou Melhor Filme e Melhor Diretor no Festival de Brasília, Melhor Direção no Festival de Estocolmo e vários outros prêmios.



Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Quero muito assistir esse filme.
    Só de ler sua resenha confesso que fiquei emocionada.
    Tudo que se refere a crianças e a animaizinhos me deixa sensível.
    Deve ser uma história muito triste mesmo.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, impressiona. eu tb me emocionei demais, foi difícil voltar ao normal.

      Excluir
  2. Olá, querida Pedrita!
    É um tipo de filme que eu gosto, mesmo sendo triste.
    A gente aprende e reflete.
    Quando der assistirei.

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andrea, conta um pouco da história dos países vizinhos.

      Excluir
  3. O que eu mai aprecio neste tipo de trabalho é a tentativa dos produtores de explicarem um pouco a América Latina. Taí uma obra que vou ter que conferir.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, foi um dos objetivos, mas ela não se perdeu em teorias, mostrou a história dessa família em um pequeno espaço de tempo.

      Excluir
  4. Pedrita, você sempre descobrindo filmes diferentes e interessantes.
    Acho fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, esse filme tem sido muito elogiado, assim que vi no canal brasil coloquei pra gravar.

      Excluir
  5. Respostas
    1. lulu, não sei se pelo meu texto dá pra saber que "tipo" de filme é.

      Excluir
  6. Tenho curiosidade, mas não estou em uma época de filmes tristes.

    ResponderExcluir
  7. Nao vi ainda, Pedrita, mas parece muito bom.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!