quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Santos Dumont

Assisti a série Santos Dumont (2019) de Pedro Mota Gueiros e Gabriel Mariani Flaksman na HBO Go. A direção é de Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone. Eu queria muito ver. Excelente! Queria conhecer em mais detalhes a história do Pai da Aviação que sofreu muito preconceito por ser latino e bastante reservado.

Logo no início, na França, ele se une ao clube da aviação que tinha grande rejeição com ele. A França queria que um francês fosse o primeiro criador do avião, então relutavam muito em dar prêmios a Dumont. O aviador também acreditava que suas invenções era da humanidade, portanto não as patenteava. O dinheiro dos prêmios ele dava aos engenheiros e profissionais que trabalhavam com ele, já que era rico e não precisava do dinheiro. João Pedro Zappa está muito bem como Santos Dumont.
Na infância é interpretado por Guilherme Garcia e mais velho por Gilberto Gawronski. É uma série linda, com direção de arte muito bem cuidada. Incríveis as réplicas dos aviões, as cenas com as tentativas dos voos. O elenco todo é ótimo. Os pais do Dumont foram interpretados por Bianca Byington e Leo Wainer. Juliana Carneiro da Cunha faz uma participação especial como a Princesa Isabel. No elenco ainda estavam Miguel Pinheiro, Thierry Tremouroux, Pedro Alves, Jean Pierre Noher, Joana de Verona, Carlos Carretoni, Mathieu Sintomer, Amanda Richter, Marcos Breda, Paulo Reis e Selma Egrei.

Santos Dumont ficou muito triste que seus inventos serviram para a guerra. Se pensarmos que recentemente um drone matou um político, não é de admirar que utilizassem a aviação para o mal. Muito triste! São 6 episódios. Achei o último confuso e atropelado, uma pena porque a série é linda.

Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Deve ser bem interessante a história do Santos Dumont
    Convido vc para participar da minha PESQUISA DE PÚBLICO
    Big Beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  2. O pior de tudo é a gente saber que no fim das contas os que são mundialmente agora conhecidos como 'Pais da aviação' são os tais irmãos Wright.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, dumont fica muito bravo. ele achava q o crédito tinham q ficar com todos os q em paris pesquisavam e tentavam. incrível a visão coletiva dele.

      Excluir

Cultura é vida!