segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Handia

Assisti Handia (2017) de Aitor Arregi e Jon Garao na Netflix. Tive acesso novamente a Netflix, olhando o que tinha de filme, me deparei com esse e resolvi ver. Muito bom! Um filme difícil.

É inspirado na história de Miguel Joaquín Eleizegui Arteaga, que sofria de gigantismo e era conhecido como o "Gigante de Altzo". A família vivia da agricultura. Os espanhóis vão recrutar soldados e o irmão segue para a guerra. Muito interessante mostrar que eles não sabiam porque lutavam. Ele recebe uma bala no braço, perde os movimentos e volta pra casa. Lá depara-se com seu irmão enorme e tem a ideia de explorá-lo para ganhar dinheiro. A colheita seria muito escassa, viviam com muito dificuldade, e ele resolve explorar o irmão. Os irmãos são interpretados por Eneko Sagardoy e Joseba Usabiaga. O pai por Ramón Agirre. E Maria, a mulher que os dois irmãos gostam, por Aia Kruse.

É muito triste ver a ignorância interessada no macabro e lembrar que programas populares da TV aberta ainda exploram diferenças das pessoas de modo bizarro. E pior, que tenham ainda ibope. O irmão arruma uma pessoa do circo que prepara "shows" para o homem alto. Esse homem e o irmão ganham muito dinheiro e exploram o rapaz alto que não para de crescer. Tudo muito triste. O filme é bem desconcertante e ganhou vários prêmios como Goya em várias categorias.


Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Pedrita,
    Esse tipo de tema, com exploração de pessoas com diferenças, me aflige demais. Acho que não conseguiria ver o filme.
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, eu só descobri que esse era o tema depois que comecei a ver. aí não quis parar, mas acho que se soubesse nem teria começado a ver.

      Excluir
  2. Eu, ontem, andei 'percorrendo' os títulos disponíveis no Netflix e acabei não vendo nada. Se tivesse sabido desse filme antes..
    É incríel como certos comportamentos cruéis e discriminatórios
    já foram tão naturalmente aceitos (em certos lugares e entre certas pessoas, ainda é).


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu fiquei um tempão olhando tb. queria ver vários filmes, mas a curiosidade de ver o que tinha acabei achando esse. e comportamentos assim deveriam ter acabado.

      Excluir
  3. Não curto muito esse tipo de filme.
    Convido vc para participar da minha PESQUISA DE PÚBLICO
    Big Beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, acho que não ia gostar mesmo. mas gostei de ver e tentar entender o desejo mórbido do ser humano.

      Excluir
  4. Nossa,eu quase que assisti ele,confesso que fiquei curiosa,mas é muito triste infelizmente.
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Vou tentar ver... se não conseguir... não consigo!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!