sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Praia de Manhattan de Jennifer Egan


Terminei de ler Praia de Manhattan (2017) de Jennifer Egan da  . Adoro essa autora, os outros livros dela comentei aqui. Quando fui na feira da USP no ano passado comprei esse. Gostei!

O marcador de livros é um peixe e é de plástico.


Obra de Ingeborg ten Haeff

 O livro é todo entrecortado, os narradores se alternam. Começa com a protagonista Anna, na infância, indo em uma casa na Praia de Manhattan, a casa é de um homem rico que vive com a sua família. Seu pai está em dificuldades financeiras, desde que perdeu dinheiro na queda da Bolsa de Valores e parece fazer negócios com esse homem. 

O livro pula alguns anos, esse pai sumiu. É a época da Segunda Guerra Mundial. Anna trabalha no Arsenal da Marinha. Nos agradecimentos, ao final do livro, a autora diz que pesquisou sobre a primeira mulher mergulhadora no Arsenal da Marinha. Anna via as medidas de roupas de soldados, mas almejava ser mergulhadora, sofreu uma resistência enorme pelos homens, até finalmente conseguir aprender o ofício. Poucos homens estavam disponíveis, poucos queriam ser mergulhadores pelo trabalho árduo e pela roupa difícil, mas mesmo assim eles dificultavam até mesmo que uma mulher tentasse. O livro fala muito da dificuldade da mulher no mundo, dos cuidados com sua reputação e da luta árdua por sobrevivência em uma época que os homens desapareciam porque iam a guerra, alguns morriam. Era muita mulher tendo que dar conta das despesas e das famílias.


Gostei demais da capa de Carolina Araújo, pode representar vários momentos do livro. Logo achei que tinha entendido a capa, mas serve para vários outros momentos. Como sempre são belíssimas as edições dos livros da Intrínseca Editora.

Beijos,

Pedrita

14 comentários:

  1. Acredito que seja um livro que prenda o leitos/a a cada página.
    .
    Bom fim-de-semana
    Abraço poético

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a escritora, parece-me uma obra dura, essa referência na capa ao título de outra obra está também traduzida em Portugal como A visita do brutamontes, A praia de Manhattan mantém o mesmo título por cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, jennifer egan ganhou pulitzer pelo livro a visita cruel do tempo. o torreão é o meu preferido. gosto muito dela. o título aqui e aí é exatamente o original.

      Excluir
  3. Sempre com muito boas sugestões. Bem explicadas!

    Bom fim de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Desta autora eu li o 'A visita cruel do tempo'. Também tinha listado o O Torreão, que é um livro considerado ousado, por pessoas que conheço. Todavia me lembro de ter visto matéria num jornal em que a autora dizia que este A Praia de Manhattan era o livro mais engenhoso dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, meu preferido é o torreão. sim, esse tem um estilo diferente.

      Excluir
  5. Pedrita,
    Fico admirada de vê-la lendo sem parar. Essa situação surreal que vivemos me tirou algo bom: a vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isoca, eu não leio tanto qt poderia, mesmo q eu tenha muitos afazeres domésticos, teria mais tempo do que me disponho, mas eu me esforço pra penetrar em outros universos e fugir um pouco dessa realidade incômoda, pra dizer o mínimo, que estamos.

      Excluir
  6. Oi Pedrita, eu gostei muito da capa e p marcador de peixe é muito fofo. Para um livro com a personagem lutando para ser aceita como mergulhadora, faz todo o sentido. Gostei da história. Salvei a dica na minha pasta do Pinterest de livros que quero ler.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, sim, a capa é demais, precisa ver a edição nas mãos. fantástica. tb amei o marcador, comprei faz muito tempo. acho que vai gostar. tb tenho uma infinidade de listas de livros que quero ler.

      Excluir
  7. Não foram poucas as indicações vi desse. A capa é linda mesmo, instigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kelly, que interessante. eu gostei muito. os outros dela são maravilhosos.

      Excluir

Cultura é vida!