quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Lykke-Per

Assisti Lykke-Per (2018) de Bille August na Netflix. Eu não vejo esse filme como de uma história de amor. Fala muito mais dos traumas perpetuados na vida adulta, das diferenças culturais, financeiras, preconceitos e religião castradora. É um filme bastante complexo e difícil, inspirado no livro do dinamarquês Henrik Pontopiddan, escrito entre 1898 e 1904. Impressionante que tenha sido escrito há tanto tempo e tenha tanta noção de psicologia. Esse livro é considerado o mais autobiográfico do autor que agora quero ler.

O protagonista é um homem muito difícil, ambicioso e egocêntrico. Mas conhecendo-o melhor, vemos que ele quer a todo custo provar a família castradora pela religião de que ele é capaz e vai ser bem sucedido em uma área que a família condena. Ele entra na faculdade de engenharia, mas o pai é contra, tinha outros planos pra ele, e diz que não vai dar o dinheiro caso ele siga com o projeto de fazer engenharia. 
O protagonista, na ânsia de ser bem sucedido, comete atos que passam do limite do aceitável. Mas talvez ele conseguisse realizar os seus projetos se tivesse uma condição financeira melhor. Me assustou muito como a religião tenta a força obrigar as pessoas a se curvar a sua vontade. O protagonista se recusa, até porque sofreu muita violência na infância. Sim, ele tem pouquíssimo jogo de cintura e para atingir os seus objetivos abusa de comportamentos não éticos e oportunistas. Outra grande personagem é a mulher por quem ele se apaixona. Sim, é principalmente por interesse, por desejar o luxo que ela vive, mas ela tem uma compreensão dos atos dele de modo surpreendente. Tanto que ela monta uma escola para pobres, sem vínculos castradores religiosos, para que as crianças consigam crescer equilibradas e se realizem profissionalmente e pessoalmente. A compreensão dessa mulher sobre a opressão do amado é admirável. Ela é judia, a família dele repudia a união, mas ela é desrespeitada em vários lugares por ser judia, o que acontecia muito e se pensarmos atualmente, há ainda muita intolerância religiosa aos que não são cristãos. O filme mostra muito o contraponto entre a família castradora dele e a família acolhedora dela, mesmo quando a mãe descobre o que a filha fez ela tem apoio incondicional. Ela realmente percebe a diferença de estar em uma família que apoia, ajuda, e a outra que condena, espanca e critica. Ela consegue tomar as decisões, enquanto ele vive confuso com suas escolhas, frustrações e reprovação familiar.
Os dois estão muito bem: Esben Smed e Katrine Greis Rosenthal. O elenco tem ótimos atores: Julie Christiansen, Rasmus Bejerg, Anders Rove, Benjamin Kitter, Tommy Kente, Claus Flygare e Sara Viktoria Bjerregaard Christensen. A direção de arte e reconstituição de época impressionam.

Beijos, 
Pedrita

16 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Brinquedo Assassino é um dos meus filmes preferidos. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, quero ver o original, mas ainda não achei nos streaming que tenho.

      Excluir
  2. mais uma óptima sugestão! :))

    .
    Mundo louco...
    .
    Beijo, e uma boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Pedrita. Obrigado pela dica. Da aquela saudade de ir de novo ao cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, eu tenho muita saudade de evento presencial, mas ainda muito receosa.

      Excluir
  4. Ah, vi este filme - anos atrás, e fiquei também impressionada. Cheguei a fazer um esboço de resenha, que não publiquei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, não é? que pena q não publicou. é um filme profundo sobre diferenças sociais, culturais e religiosas. estranhamente focam no romance até mesmo no cartaz.

      Excluir
  5. Vi esse filme e nem lembrava do nome.
    Lembro pouco da história.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, esqueci de colocar o nome aqui no brasil. homem de sorte. não acho que seja um filme sobre um homem de sorte, mas enfim. ter sofrido tanto abuso e violência na infância raramente faz alguém ser uma pessoa de sorte. é uma trama muito complexa.

      Excluir
  6. Não conhecia o filme nem o livro.
    Fiquei instigada com a premissa.
    Parece ser bem interessante especialmente por tratar de assunto atemporal que é o acolhimento da família na infância.
    Já anotei aqui.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é bem interessante e desconcertante. dá aulas e aulas de psicologia. sessões e sessões de terapia.

      Excluir
  7. Ótima dica, Pedrita. Como tenho Netflix, vou tentar assistir. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, eu devo falar mais de netflix por aqui. então vc vai ter mais dicas.

      Excluir

Cultura é vida!