sexta-feira, 6 de novembro de 2020

1917

Assisti 1917 (2019) de Sam Mendes no TelecinePlay. O 007 viu no cinema, disse que foi o último filme que viu antes da pandemia. Como todos nós, ele está com saudades de eventos culturais presenciais.
1917 é uma aula de cinema. Impressionantes as contínuas gravações que fizeram. Eu vi uma matéria que fala que em alguns pouquíssimos momentos tiveram que cortar as cenas. Algumas eu desconfiei, mas a maioria a gente não faz a mínima ideia.

Dois militares muito jovens, como a maioria que eles cruzam no caminho, recebem a missão de seguir para outro campo de batalha e tentar impedir o ataque. Os alemães que prepararam aquela investida, que seria uma armadilha. Com o ataque cancelado, 1600 homens poderiam ter suas vidas poupadas. 
Assim que o filme começa, a câmera acompanhando já começa. Eles estão descansando e são chamados para as trincheiras para receber a missão. George MacKay e Dean-Charles Chapman estão excelentes, o filme é praticamente eles o tempo todo. Fiquei pensando a dificuldade de produção. Primeiro o filme teria que ser todo arquitetado, para que cada cena fosse produzida anteriormente, para quando os personagens passassem, as cenas acontecessem. 

As cenas dificílimas no rio são impressionantes. 1917 ganhou inúmeros prêmios, merecidíssimo!

Durante a missão alguns grandes atores aparecem em pequenas participações: Colin Firth, Mark Strong, Richard Madden e Benedict Cumberbatch. Só uma única mulher aparece no filme interpretada por Clara Duburcq.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Como gosto do trabalho do Sam Mendes, tinha me proposto a ver este filme. Mas, por alguma razão, acabei me esquecendo.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, é uma aula de cinema. as cenas sem cortes ou com cortes invisíveis impressionam.

      Excluir
  2. Na verdade, também estou ansioso para ver este filme de Sam Mendes nos cinemas, mas infelizmente há uma pandemia no meu país.
    Saudações da Indonésia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui estreou no começo do ano, antes da pandemia, mas eu vi na tv a cabo. os cinemas reabriram com pouco público, mas ainda não tive coragem de sair além do necessário.

      Excluir
  3. Olá Pedrita
    Fiquei emocionada 😢😢 também foi o último filme que assisti no cinema

    Estou ficando desanimada com essa pandemia porque apesar da flexibilização agora confesso que estou meio paranoica em sair e tb estarrecida com essa segunda onda agressiva na Europa 😔😔
    Como diz o Átila acho que as coisas vão ficar entre flexibiliza/Lockdown alternando pelos próximos meses.

    Voltando ao filme fiquei muito fã da película
    As interpretações estão sublimes e foi muitíssimo bem roteirizado
    Confesso que apesar de todos comentarem muito que foi gravado quase sem cortes o que mais me encantou no desenvolvimento da narrativa foi o "propósito" 💜💜

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, olha só, será q na mesma sala de cinema que o 007? eu estou igualmente paranoica, só saia para o que precisa e mesmo assim evito ao máximo. lazer ainda nem pensar. só em casa protegida. eu gostei mais da parte de cinema, sem cortes.

      Excluir
  4. Boa tarde. Obrigado pela dica. Pesquisarei mais sobre o filme. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Um exemplo de filme perfeito!!
    https://consideracoessobrefilmes.blogspot.com/2020/06/1917.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. josé, a parte técnica de cinema é perfeita mesmo. acho o roteiro meio simplificado demais.

      Excluir
  6. ainda não vi pq é filme de guerra. Tenho outros na fila.
    Mas é bom assistir pq faz parte da história do mundo.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, tem uns momentos pesados e tristes como toda guerra, mas boa parte são os protagonistas tentando chegar em uma zona de combate para levar as ordens superiores.

      Excluir

Cultura é vida!