sábado, 19 de dezembro de 2020

Por Onde Anda Makunaíma?

Assisti ao documentário Por Onde Anda Makunaíma? (2020) de Rodrigo Séllos do Canal Curta! no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro no Canal Brasil. Mais um festival que, pela impossibilidade de ser presencial, usou as redes e os streaming para apresentar seus filmes. Esse filme foi realizado pelo canal Curta! Deve passar lá mais pra frente e é uma preciosidade, quanta poesia, quanta história.


 

O documentário fala dos dois Macunaímas. O Makunaímamito de origem de etnias da tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana e do Macunaíma de Mário de Andrade, o herói sem nenhuma caráter. O documentário é repleto de história.


Belíssimas cenas no Monte de Roraima, que paisagens deslumbrantes, que lugar lindo pra se conhecer. Lá realizaram entrevistas com  indígenas venezuelanos, da guiana e brasileiros de várias etnias Macuxi, Taurepang, Arekuna e Wapixana.

Apresentaram fotos do etnólogo alemão Koch-Grünberg, de 1910, sobre os povos indígenas, material de pesquisa que encontra-se em Berlim. Alguns reconheceram seus ancestrais nas fotos, lembraram de músicas.

Em paralelo falaram com os pesquisadores de Mário de Andrade, tiveram acesso ao IEB, Instituto de Estudos Brasileiros. Tatiana Longo Figueiredo falou do livro Macunaíma.

E desmembrou para o filme de Joaquim Pedro de Andrade. Falaram sobre o filme Paulo José, Milton Gonçalves e Joana Fonn. E mencionaram também o filme de Paulo Veríssimo.
A peça de Antunes Filho também foi lembrada. O saudoso diretor comentou que a censura ia sempre assistir para ver se proibia e que estava só preocupada com o nu das atrizes e deixou passar despercebido os textos polêmicos. Ainda falam sobre a peça Lígia Cortez e Cacá Carvalho. Mas o documentário traz muitos depoimentos, muita história, é de uma riqueza profunda. 

Fizeram ainda uma exposição com fotos de indígenas na cidade, cartazes nas ruas, junto com pessoas que por lá passavam. Tudo poético e de uma genialidade estarrecedora.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Para quem gosta de filmes decerto que as sugestões aqui oferecidas são fascinantes.
    .
    Feliz fim de semana
    Deixando uma ��

    ResponderExcluir
  2. Para os apreciadores a sugestão é boa! :)
    **
    Ternurentos momentos se trocavam.
    *
    Beijo, e um excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde minha querida amiga Pedrita, parabéns pela postagem maravilhosa e explicação sobre o documentário, te desejo um Feliz Natal para você e toda a sua família. Grande abraço do seu amigo Carioca Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Macunaima "herói sem caráter".
    Sem caráter para mim, nunca seria herói.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, o macunaíma de mário de andrade é sem caráter. o makunaima com k é um mito indígena.

      Excluir
  5. Quero ver - oportunamente - os filmes dessa edição do festival de Brasília. Já participei no passado de alguns festivais (como espectadora, claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, é meu sonho ver um festival de cinema. vi alguns filmes da mostra de cinema, mas festivais como em gramado, tiradentes, brasília, recife, queria muito ir. até mesmo o festival do rio. mas nas datas tudo fica mais difícil e mais caro.

      Excluir
  6. Que interessante essa correlação!
    Ricamente histórico e artisticamente documentado.
    Fiquei curiosa com essa pegada indígena e sobre a cultura intrínseca.
    Já quero ver 💜💜

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu vi a entrevista que coloquei, eles estranharam que em roraima falam o tempo todo de makunaima, que inclusive tem outra entoação. foram pesquisar e descobriram q é um mito indígena.

      Excluir

Cultura é vida!