sábado, 20 de março de 2021

Invenção de Orfeu de Jorge de Lima

Terminei de ler Invenção de Orfeu (1952) de Jorge de Lima de Cosac Naify. Eu demorei muito pra ler esse livro. Leio muito pouco poesia, esse livro é bem extenso. Faz muito tempo mesmo que comecei a ler. Deixo junto com os livros que estou lendo, mas mesmo assim pego pouco pra ler. É belíssimo! Que autor! Que poemas. É uma belíssima edição. Há um texto do grande Murilo Mendes na obra que conta que foi ele que escolheu o nome do livro. Que Jorge de Lima lhe mostrou os manuscritos e ele pensou em três nomes, decidindo por esse.

Boa parte dos poemas falam de natureza, fiquei encantada. Fascinada pela natureza, ver aquelas belas palavras foi lindo. Os poemas são muito fortes e impactantes. Que dom com a palavra.

Trecho:

A ilha ninguém achou 
porque todos a sabíamos. 
Mesmo nos olhos havia
uma clara geografia. 

Mesmo nesse fim de mar 
qualquer ilha se encontrava, 
mesmo sem mar e sem fim, 
mesmo sem terra e sem mim. 

Mesmo sem naus e sem rumos, 
mesmo sem vagas e areias, 
há sempre um copo de mar 
para um homem navegar.
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Ler poesia liberta a alma e faz sorrir o coração
    .
    Feliz fim-de-semana
    Abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Este eu não li ainda, mas tenciono fazer isso no futuro.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. OI Pedrita, eu gosto de ter livros de poesia na minha cabeceira para pegar e ler aleatoriamente um ou outro poema. Gostei da sua dica.
    beijos
    CHris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, eu comecei a fazer isso há uns anos já q tenho muitos livros de poesia na estante a ler. tem dado certo. leio devagar demais, mas leio um pouco.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: adorei Rio 2!!! Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, tb adorei rio 2, até mais q o um q tb gostei muito.

      Excluir
  5. Houve uma época em que lia muitos livros de poemas e poesias, achava uma sensação tão boa de leveza, sensibilidade e beleza das palavras.
    Faz tempo que não leio.
    Preciso voltar a ler :)
    Esse deve ser maravilhoso.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu acabo priorizando romances que gosto mais, mas aconteceu de eu ter muito livro de poesia a ler, então estou mesclando rpa ver se a leitura desse gênero anda um pouco mais.

      Excluir

Cultura é vida!