domingo, 14 de novembro de 2021

O Caso Collini

Assisti O Caso Collini (2019) de Marco Kreuzpaintner na Netflix. Não é um grande filme mas fala da Lei Dreher que foi criada em 1968 para proteger nazistas de crimes de guerra. É baseado no livro de Ferdinand von Schrach. As escolhas do filme são muito equivocadas, a começar pelo cartaz privilegiando o jovem advogado interpretado por Elyas M´Barek.

Um homem (Franco Nero) mata friamente um outro (Manfred Zapatka) e se entrega. Nada fala e a justiça escolhe um defensor público. Bem ruim o suspense, o tempo de suspense, bem espetaculoso e oportunista, pra falar de um tema tão sério como o nazismo.
Há muito exagero para enaltecer o julgamento com revelações no último minuto. Quando o foco deveria ser os horrores da Lei Dreher. Os alemães queixam-se muito que o mundo sempre quer lembrar dos horrores do nazismo, e essa lei na década de 60 mostra o quanto muitos alemães ainda acham que eram crimes de guerra, que era em outro contexto, e que tinham que ser visto dessa forma. Recentemente li um livro, Uma Pequena Cidade na Alemanha de John Le Carré, que falava exatamente sobre isso. Fatos que não podem ser esquecidos, ainda mais nos tempos obscuros atuais, mesmo que o filme não tenha uma linguagem adequada e seja mediano.

Beijos
Pedrita

14 comentários:

  1. Esse está na minha lista para assistir.

    Meu computador não foi montado.
    Mas poderia ser porque confio no meu técnico que há mais de 15 anos que faz serviços para mim e para um monte de pessoas que conheço.
    Já tive várias marcas.
    O que meu técnico faz é consertar quando dá problema. As vezes precisa trocar peças.
    Já disse que morar perto de mar, enferruja tudo. Tudo.
    Bj,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é um bom tema, mas mal executado. sim, o mar estraga muito equipamentos. eu tenho sempre oficial, programas oficiais, pq há séculos qd tive um montado não conseguia fazer as atualizações e ficava desligando.

      Excluir
  2. Pedrita,
    Esse está na minha lista,
    vou conferir depois de
    conferir o filme Beleza Oculta.
    Brigadin pela
    dica.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme eu passo.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!

    Eu acho que a gente não pode ser condescendente com o nazismo. Nazismo (e fascismo) a gente combate.
    Mas é verdade que nos grandes acontecimentos do mundo, como as grandes guerras, é montada uma poderosa máquina de publicidade que visa culpar os vencidos e tornar os vencedores heróis.
    Quando a gente vai examinar a coisa mais de perto descobre rapidamente que nunca foi bem assim.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente, relativizar violência é abominável.

      Excluir
  5. Boa tarde Pedrita. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Nao conhecia, Pedrita. Embora mediano, fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  7. Eu queria muito assistir, MAS confesso que agora vou ver, no entanto sem criar expectativas, confio totalmente em suas resenhas e se diz que é equivocado e espetaculoso, vai para o final da fila da wishlist

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu veria mesmo com todas essas ressalvas. não conhecia essa lei pavorosa.

      Excluir

Cultura é vida!