segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Chic Show

Assisti ao documentário Chic Show (2023) de Felipe Giuntini e Emilio Domingos na GloboPlay.  O roteiro é de Milena Manfredini. Eu tinha visto uma matéria sobre esse filme. Fui correndo quando estreou na GloboPlay. É sobre um dos bailes mais badalados de São Paulo. Que fascinante!


 

Luizão foi a um baile. Viu a mãe do organizador com uma caixa de papelão cheia de dinheiro, percebeu que o negócio dava dinheiro. Passou o baile vendo o que precisava, as caixas de som, a infraestrutura. Luizão é um grande homem de negócios. Alugou uma casa na Vila Madalena e passou a trabalhar com seus irmãos.

O documentário mostra toda a cadeia econômica dos eventos. As pessoas se preparavam antes, figurino, cabelo. Conversaram com cabeleireiros, DJs, músicos. Começou a lotar tanto que a Chic Show seguiu para o Palmeiras. Nos shows vieram Jorge Benjor, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Tim Maia. Sandra de Sá contou que quando iam chegando no baile, estava um engarrafamento danado, e disseram que era o congestionamento da Chic Show.

O primeiro show internacional foi do maravilhoso James Brown, depois vieram outros como Earth Wind & FireKurtis Blow e Betty Wright . Chegaram a ter mais de 20 mil pessoas no local.
Fiquei impressionada com a quantidade de imagens, fotos, vídeos, quanto material. 

As filipetas dos eventos, os inúmeros cartazes pela cidade. Era uma produção e tanto!

Aos poucos o rap começou a dominar o lugar apesar da resistência. Os últimos grupos a participar dos bailes foram os grupos de pagode. E a marca Chic Show expandiu seus negócios para rádio e gravadora.


Beijos,

Pedrita

10 comentários:

  1. Se gostou +e porque é mesmo um fascinante filme.
    .
    Saudações poéticas. Feliz semana.
    .
    Poema: “ O Amor tem os olhos fechados “
    .

    ResponderExcluir
  2. Que "chic" a expansão da marca!
    Confesso que não conhecia sobre esse baile, mas achei sensacional essa coisa de self made man do Luizão.
    Do ponto de vista artístico deve ser bem interessante.
    E na área das finanças uma cadeia econômica onde todos ganham 🤗🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, não é incrível? os negócios se expandiram. eu tb nunca tinha ouvido falar. sim, a cultura sempre impulsiona a economia.

      Excluir
  3. Eu também acho esses eventos incríveis. Eles tinham uma estrutura meio tosca e meio profissional, mas movimentavam muita gente!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Assisti ontem Fabelmans. Parece que finalmente descobri como assistir os filmes do Telecine. Não entendo porque as crianças que não entendem de nada tem preconceito com judeus. Esse preconceito não faz parte de mim nem de quem me rodeia. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amei fabelmans. adorei que fala muito de cinema. preconceito é abominável.

      Excluir

Cultura é vida!