sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Transatlântico

Assisti a série Transatlântico (2023) de Daniel Hendler e Anna Winger na Netflix. Essa série de 7 episódios é baseada em fatos reais na Segunda Guerra Mundial. A série é baseada no livro The Flight Portfolio de Julie Orringer.

A série fala do Comitê de Resgate de Emergência, que só recentemente foi divulgado. Era um grupo em Marselha que se uniu para ajudar perseguidos da guerra a fugir da Europa. Judeus, negros e intelectuais. 
Os três líderes eram o jornalista Varian Fry (Cory Michael Smith), a patrona das artes Mary Jayne Gold (Gillian Jacobs) e o economista Albert Otto Hirschman (Lucas Englander). Como o grupo tinha muita mobilidade na sociedade local, em cargos públicos, eles conseguiam documentos, vistos, passaportes para inúmeras pessoas. Eles ficaram em uma mansão, onde as pessoas ficavam até todos os trâmites ficassem prontos. É a época que os Estados Unidos ainda não se posicionaram e muitos americanos em Marselham eram simpatizantes de nazistas por interesses econômicos.

Eles ajudaram a mais de 2000 pessoas a fugir. Entre inúmeros artistas como Hannah Arendt, Franz Werfel, Andre Breton, Max Ernst, Marcel Duchamp, Remedios Varo, Wilfredo Lam; o escultor Jacques Lipchitz e Marc Chagall.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Parece interessante. No entanto, numa pesquisa mais profunda, descobre-se que as simpatias aos nazistas eram muito maiores do que a história registra. Não é o caso desse grupo, naturalmente.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, são alguns em marselha que querem continuar com seus negócios e passam a ficar simpatizantes dos nazistas.

      Excluir
  2. Comecei e parei. Se voltar a assistir tenho que ver desde o início. Bj,

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia e fiquei curiosa com o roteiro.
    2000 pessoas tiveram suas vidas salvas!
    Sua resenha é sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, obrigada, é uma boa série. o melhor é contar a história e de tantos grandes artistas que foram salvos tb.

      Excluir

Cultura é vida!