domingo, 1 de outubro de 2023

Big Bang

Assisti ao curta Big Bang (2022) de Carlos Segundo no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme que vem amealhando prêmios por onde passa, como de Melhor Curta no Festival de Locarno.

O protagonista conserta fornos. Que agonia que dá. Ele vive em situações difíceis no trabalho. Em 14 minutos o curta fala de tantas questões que eu fiquei muito impactada. Fala da invisibilidade e precariedade do trabalho informal. Da exploração da mão de obra. A filmagem é genial. Só vemos o excelente Giovanni Venturini, todos os outros personagens aparecem só com parte do corpo. 
Só quando ele está em um hospital é que vemos outra personagem, que como ele, é igualmente uma excluída. Agora Big Bang concorre ao César. Na torcida!

Texto de Giovanni Venturini "eu nem imaginava um dia ir para a Suíça.
se dissessem que era para a estreia de um filme que sou protagonista, acreditaria menos ainda. se ainda dissessem que eu iria falar, em um painel, sobre diversidade e representatividade na indústria cinematográfica... aí seria impossível.
mas é isso. essa profissão vive a me surpreender nos momentos de maiores crises."

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Vou tentar assistir, parece ser bom.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Diversidade, representatividade, invisibilidade e trabalho informal.
    Temas urgentes que precisam ser tratados com atenção e empatia.
    A arte sempre nos proporciona surpresas.
    Levo a indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, e a forma como é tratada, vai aparecendo sutilmente como é a vida. incomoda. é muito bom.

      Excluir

Cultura é vida!