quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Narvik

Assisti Narvik (2022) de Erik Skjoldbjaerg na Netflix. Para ajudar os algoritmos, procurei por filmes noruegueses. Volte e meia procuro por filmes de algum país na busca,  para que os algoritmos me enviem sugestões diferentes.


O filme é ambientado na Segunda Guerra Mundial quando os alemães tomam Narvik pelo interesse no minério. Para contar a história escolhem uma família, ela sabe alemão e trabalha no hotel da cidade que vira base dos alemães e ele é soldado. Eles tem um filho pequeno e vivem também com o avô. Ótimos todos Carl Martin EggesbøKristine Hartgen e Christoph Gelfert Mathiesen.

O filme, que é muito bem realizado, mostra que a cidade vira um fogo cruzado entre aliados e alemães, enquanto os civis padecem sem proteção alguma de quem quer que seja. O filme é bastante corajoso em mostrar que no fundo ninguém estava nem aí em proteger os civis que ficam a própria sorte se defendendo como podem. A cidade fica completamente destruída. Primeiro os britânicos conseguem expulsar os alemães. Nesse momento os poucos civis que restaram fogem da cidade que é bombardeada por aviões alemães e deixa de existir, fica sem pessoas, prédios, tudo destruído. Eu achei Narvik hoje no instagram e é uma cidade belíssima, turística inclusive.

 

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Acredito que seja um excelente filme, que merece ser visto
    .
    Saudações cordiais. Um dia Feliz.
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante a história. Nunca assisti nenhum filme norueguês.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, mesmo? eu costumo colocar em busca países pra ver o q os acervos tem. mas antes mesmo já tinha visto alguns pq sou curiosa com culturas de vários países.

      Excluir
  3. É por isso que se diz que as obras culturais ensinam muito aos que estão prontos para entender. A verdade é que as guerras, os esforços para 'anexar' novos territórios (leia-se: tomar terras de outras pessoas, na base da força e da violência) continuam hoje do mesmo modo que eram na antiguidade, só que as ações são mais encobertas. O filme parece que é realmente bom.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, refletir sobre os fatos. a guerra é sempre cruel. e os civis são os q mais sofrem com tudo.

      Excluir
  4. Oi Pedrita. Passando aqui no seu cantinho para deixar um abraço. Bom dia pra você e bons filmes também. Bjs NalPontes

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a premissa e tbm a pluralidade em ótica diversa (tb amo conhecer os filmes estrangeiros e suas culturas diferentes)
    Fiquei curiosa e já quero assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, gostei muito do filme ser corajoso em mostrar que os civis foram abandonados pelos combatentes de qq lado.

      Excluir

Cultura é vida!