quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Curtas de Roald Dahl por Wes Anderson

Assisti aos quatro curtas (2023) de Roald Dahl dirigidos por Wes Anderson na Netflix. Eu achei que era só esse primeiro que vi, A Incrível História de Henry Sugar, até o 007 me dizer que os outros já estavam na Netflix. Achei na busca colocando wes and. Aí já aparecem os outros três. 

Mas vamos por parte. Todos são geniais com histórias fantásticas, desconfortáveis, indigestas. O estilo escolhido por Wes Anderson é de igual genialidade. Um narrador presente nas cenas, em geral por grandes atores, vai falando o texto, o elenco então vai mostrando em alguns momentos didaticamente o que está sendo dito. É um estilo incrível com atores inacreditáveis. 

Um homem muito rico e entediado (Benedict Cumberbatch), acha um caderno na casa do pai com uma história. Passamos então a acompanhar a história do livrinho. Um homem (Ben Kingsley) diz que vê tudo sem os olhos, tem um número que faz e pede para os médicos (Dev Patel e Richard Ayoade) vendá-lo. As tramas são ótimas, irônicas, cheias de significados e desconfortáveis. 
Os próximos curtas falam de animais e são muito, mas muito desconfortáveis. Gostei exatamente porque eles incomodam e mostram como o homem lida com as questões, ou acha que lida.

O Caçador de Ratos é muito irônico. Um caçador de ratos (Ralph Fiennes) explica o método infalível que vai fazer para acabar com eles. Rupert Friend aparece nesse. Só em um momento aparece um boneco de rato e ganha um pouco de animação.

Veneno é muito angustiante. Um homem está deitado há horas, o amigo chega e ele diz que há uma cobra muito venenosa dormindo embaixo do lençol. O amigo chama um médico e eles começam vários procedimentos caso o homem seja picado. É muito, mas muito angustiante.
O autor é britânico onde é comum a caça, então fala de jovens que estavam matando passarinhos. Um garoto tenta então impedir que eles matem também o cisne. Esse curta fala muito da perversidade humana.


Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Acredito que seja um bom filme
    Saudações cordiais

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o A maravilhosa estória de Henry Sugar e gostei muito. Os outros têm aparecido como 'Sugestão' para mim. Mas ainda não os vi. Tem outro filme do Wes Anderson, que também tem aparecido como "Sugestão" e que eu quero ver: "Asteroid City".

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, são demais. não sabia q asteroid está no acervo. vou procurar.

      Excluir
  3. Oi Pedrita. Bom vim no seu cantinho. Desejo um bom final de semana. Bjsss querida NalPontes

    ResponderExcluir
  4. Está na minha lista, mas ainda não vi. Não tinha observado que era curto. Bj,

    ResponderExcluir
  5. Só tinha visto A incrível história de Henry Sugar e gostei bastante.
    Vou procurar os outros três pra conferir 😉😉

    ResponderExcluir

Cultura é vida!