quinta-feira, 20 de junho de 2024

No Decurso do Tempo

Assisti No Decurso do Tempo (1976) de Wim Wenders no TelecinePlay. Eu vi que passava no Telecine Cult, fui na busca do Now e achei. O TelecinePlay tem vários filmes desse diretor no catálogo. Volte e meia vejo algum, porque adoro. Logo no começo vem um escrito que o filme foi recuperado, mas que algumas partes se perderam. Tem alguns momentos que fica muito escuro, quase não se vê. Mas no geral dá pra ver perfeitamente.

É um road movie e um filme de outro tempo. Ambientado na década de 70, quando os telefones eram poucos e fixos. Quando se viajava, ficava sem comunicar, ou dava pouca notícia. As pessoas precisavam se bastar umas com as outras. Um homem viaja em um caminhão. Ele leva, conserta equipamentos de cinema. O filme acaba falando muito de cinema, de salas de cinema, outra área em extinção. Ele tem um roteiro, vai de cidade em cidade, resolver as pendências dos cinemas de cada local. Um estranho se junta a ele. O filme passa então nas viagens e convivência entre os dois. Rudiger Vogler e Hanns Zichler arrasam. Era uma época que todos gostam muito de carros, motos.
É um longo filme de quase 3 horas, contemplativo, reflexivo. Mas sem respostas. Vai passando e vamos acompanhando a viagem dos dois. Eles pouco falam. É muito interessante ver algo tão distante do que normalmente vemos. Ótima trilha sonora. Foi uma experiência e tanto. Vou ficar com saudade das viagens.
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Foi sem querer que assisti esse filme de terror, Pedrita. Só depois que vi a catalogação. Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu achei engraçado, achei até q tinha errado de blog.

      Excluir
  2. Eu também, de vez em quando, vejo filmes que parecem estranhos (de outras épocas, aparentemente sem roteiros, etc.). Mas os vejo justamente por causa disso, rsrs. Wim Wenders fez vários filmes ótimos como Paris-Texas, Asas do Desejo... Além disso ele diz sentir fascínio por Brasília e de ser fã de Hector Babenco e Glauber Rocha.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exato, ver algo totalmente fora do nosso circuito. tb gosto muito. com outra dinâmica. e wim wenders é tudo.

      Excluir
  3. Gosto muito do diretor e confesso que assistir um filme assim contemplativo com pegada nostálgica seria bom nesse momento pra acalmar a mente que não para de pensar .
    Uma experiência de como seriam os anos 70 com uma vivência de 2024 e eu amo road movie pela sensação de ininterrupto, as pessoas e localizações se sobrepondo.
    Levo a indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, sim, ver q podemos viver em outro tempo, mais lentamente, nos dias de hj, é muito bom. tb gosto de road move.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Não costumo assistir filmes no telecine. Na TV, acompanho mais as produções do Canal Brasil. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não consigo ver filmes de terror. Aplaudo quem consegue e gosta!!
    .
    Coisas de uma Vida...
    Beijos. Bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, eu adoro. esse não é terror. é um filme sobre viagem e convivência. contemplativo.

      Excluir

Cultura é vida!