sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Rio, 40 graus

Assisti Rio, 40 Graus (1955) de Nelson Pereira dos Santos no Now. Falaram esse filme na novela Garota do Momento. A novela se passa na década de 50 e o filme tinha entrado em cartaz nos cinemas na época. Esses filmes clássicos nunca sei quais eu vi. Coloquei na busca no Now e achei, comecei a ver e percebi que não tinha visto. Não sei em que canal está o filme.

É um filme ousado em muitas questões. Além de um elenco talentoso numeroso, o diretor também colocava cariocas para atuar também. São inúmeras locações, Pão de Açúcar, Corcovado, Maracanã, praia, morro. São várias histórias.

Como as dos meninos do morro que saem pra vender no asfalto amendoins no balde quente. São muitos meninos explorados por homens maus, um é do personagem do Jece Valadão. Esses meninos não tem perspectivas. Não estudam e trabalham, trabalham muito. Hoje infelizmente não mudou muito. Há pessoas que alugam crianças pra pedir esmolas ou vender produtos em faróis. Crianças igualmente exploradas. Pelo menos agora é obrigatório a criança ir a escola, então diminuiu o número de crianças exploradas. No filme todos os meninos do morro descem para vender, pedir esmola e trabalhar. Ficam exaustos, trabalham demais e quase todo o faturamento ficam com seus aliciadores.
Tem história do morro, do asfalto, de jogador de futebol, político. Tudo entrelaçado como se fosse um único dia. Muito bom! Termina no morro com Carnaval!

O filme que eu vi está com excelente qualidade de imagem.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Acredito que seja um filme muito interessante de ver.
    Saudações poéticas

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ver este filme. Mas imaginava que a estória fosse muito diferente, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu nao tinha ideia, eu achava na verdade que já tinha visto.

      Excluir
  3. Oi, Pedrita, também não assisti na época em que foi lançado. Vamos ver se cruzo com ele em algum streaming. Deve dar tristeza ver que as situações erradas, mostradas no filme, persistem no tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, deve ter em algum streaming. não vejo a hora do lançamento de um streaming gratuito só com filmes brasileiros.

      Excluir
  4. Bom dia. Um feliz mês de março, com muita paz e saúde. Hoje o Rio completou 460 anos. O mês de março e parte de abril, serão dedicados a cidade. A quantidade de material, superou as expectativas.

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque achei que era dos anos 80, talvez por causa da música Rio 40 °
    Deve ser mesmo muito bom
    E infelizmente parece que as coisas não mudaram muito na questão social 😞
    Levo a indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, esses filmes q ficam no nosso imaginário sempre nos confundem. eu achei q já tinha visto. sim, pouco mudou. pelo menos agora a escola é obrigatória e tem vagas na maioria das vezes.

      Excluir

Cultura é vida!