sábado, 15 de dezembro de 2007

Arte do Sol – Design e Tecnologia da Luz

Fui na exposição Arte do Sol – Design e Tecnologia da Luz no Museu da Energia. É uma mostra com 90 lâmpadas da Fundação Sartirana Arte, um museu em um castelo na Itália. Eu não conhecia o Museu da Energia. É um prédio antigo que pertence ao Governo do Estado de São Paulo, próximo a Sala São Paulo, muito bem restaurado. Também gostei muito da montagem da exposição.

Há lâmpadas de 1933 a 2004 e a mostra está dividida em três momentos. Luzes de Autor, já que a Itália tem o hábito de convidar grandes desingers para criarem obras em suas áreas que ficaram famosas mundialmente, lâmpadas, roupas, sapatos e vidros. Entre os artistas, alguns são Mario Merz, Eugenio Carmi, Ceroli, Roberto Fallani, Marco Lodola e Angelo Rinaldi. Na seleção Luzes em Design estão as lâmpadas criadas para empresas como as famosas Artemide, La Lampe, Flos, FontanaArte, Kartell, La Murrina e Luceplan. E as Luzes Tecnológicas como essa imagem.

Eu gostei muito da exposição. As lâmpadas estão em dois andares. Só me deu aquela sensação de que eu exploro pouco esse universo de lâmpadas na minha casa. Deu vontade de ser mais criativa nas escolhas. A exposição Arte do Sol – Design e Tecnologia da Luz fica em cartaz até fevereiro e é gratuita. Só senti uma certa dificuldade de chegar ao Museu da Energia. Há muitas ruas com uma única mão, o entorno está bem abandonado, mas os dois prédios no Museu da Energia e o próprio museu é muito bonito.

Beijos,


Pedrita

Um comentário:

  1. Só por essas imagens já dá pra notar que a exposição está bem bonita e criativa.

    Não conhecia o Alex Baroni, vou procurar as músicas, ainda mais agora que vou começar a estudar italiano.

    Camila
    mesmachuva.blogger.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!