quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Vampiros da Alma

Assisti Vampiros de Almas (1956) de Don Siegel no Telecine Cult. Antes de começar o Marcelo Janot fala sobre o filme e o trecho está no blog dele. O roteiro excelente é baseado no livro de Jack Finney, adaptado por Daniel Mainwaring. É um filme incrível, mas se analisarmos com distanciamento, veremos que é a condução e direção da história que faz ser tão angustiante e incrível, porque no fundo o roteiro é um pouco kitsch.

O nosso casal protagonista, interpretado por Kevin McCarthy e Dana Wynter, é muito bonito. Começa com um homem fora de si e o hospital querendo interná-lo. Aí ele começa a contar o que aconteceu ao psiquiatra e vamos ao início de tudo. Ele é um médico, volta a sua cidade depois de uma viagem e descobre que os moradores da cidade andam estranhos. Primeiro eles, de forma histérica, falam que um de seus parentes mudou muito a ponto de acharem não ser mais o seu parente. Depois de um tempo falam que se enganaram. O médico começa a achar estranho e pensar que talvez os pacientes histéricos pudessem ter razão.



O Marcelo Janot comentou que há outras versões, mas que nenhuma teria superado essa inicial. O 007 disse que viu uma dessas, que mudaram inclusive o final, mas que realmente acha essa de 1956 infinitamente melhor. Vou falar detalhes do filme: O mais engraçado é que eu estava meio chateada e tensa nesse dia, e fiquei com muito medo no final do filme e não conseguia dormir. Acho que o que me fez mais rir no dia seguinte é que eu fiquei com medo das vagens gigantes. Fiquei impressionada com o filme que consegue transpor tanta tensão mesmo com baixo orçamento e um roteiro curioso. O orçamento de Vampiros de Almas foi de US$ 417 mil, onde que apenas US$ 15 mil foram utilizados na confecção dos efeitos especiais.


Beijos, Pedrita

4 comentários:

  1. Tem umas partes assustadoras mesmo, até o nome dá medo. Esse filme é ótimo, também adoro assistir clássicos no Telecine.

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  2. Pedrita: vou mandar um gravador de DVD de presente para você, junto com o meu endereço e aí você grava esses filmes para eu poder assistir depois, quando você mandar os DVD's para mim hehehehe. Aceita o meu "presente"?

    ResponderExcluir
  3. também adoro camila e tem passado vários.

    aqueta, eu não tenho dvd, que dirá o que grava.

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti esse filme na época do Zebedeu (sai Satanás!!!). Me deu vontade de ver de novo. Ele vai passar de novo no Cult? Agora, eu também tenho, ebAAAAAA!!!! E, em janeiro, terei tempo livre para assistir muito filme. Uhuuuuu
    Bjs
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!