domingo, 2 de dezembro de 2007

Hora do Lobo

Assisti A Hora do Lobo (1968) de Ingmar Bergman no Telecine Cult. O Marcelo Janot que avisou no blog dele que ia passar esse filme no canal. Eu sou fã do Ingmar Bergman e o Telecine Cult resolveu passar vários, inclusive raros, de difíceis exibição e que eu não tinha visto. A Hora do Lobo é uma piração total. Começa muito normal, um jovem casal vai morar em um lugar afastado e estão muito felizes. São interpretados maravilhosamente por Max Von Sydow e Liv Ullmann.

O marido é pintor e eles vivem de forma pacata, em uma simpática casa. Na viagem me surpreendi o quanto estamos acostumados hoje a tecnologia. Eles viajam praticamente numa canoa e lá levam algumas bagagens.
Até que aparecem estranhos visitantes. Com o tempo ficamos na dúvida se são delírios de nossos protagonistas ou realmente toda aquela loucura aconteceu. O texto é absolutamente genial, pena que a legenda fosse péssima. E para os filmes do Bergman as legendas são cruciais porque o idioma é estranhíssimo aos nossos ouvidos.

Há um texto impressionante no final da Liv Ullmann que ela diz não saber se de fato tudo aconteceu, ou se foi a convivência com o marido perturbado que a contaminou de sua loucura. A fotografia é simplesmente maravilhosa.

Outros do elenco são: Gertrud Fridh, Bertil Anderberg, Naima Wifstrand, Gudrun Brost, Ulf Johansson e Gerg Rydeberg.

Em uma dessas visitas malucas ao casarão eles mostram um trecho da ópera A Flauta Mágica de Mozart e fazem análises. Foi um trecho dessa ópera que escolhi para ilustrar musicalmente o post.



Beijos, Pedrita

5 comentários:

  1. É, esse é mais uns do que eu vou ficar com água na boca... Quem sabe numa futura mostra de cinema por aqui, coisa e tal...
    Beijos, minha linda!

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi o filme. Fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é genial! Ainda tenho ele em VHS.

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  4. Bergman tem sempre algo a oferecer. Mesmo nos seus filmes aparentemente "menores". Em tempo: Poemúsica, em Natal, é vendido em alguns poucos lugares. Mas foi bastante distribuído. Trata-se de uma realização do projeto Nação Potiguar. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bergman...
    Está tudo dito!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!