quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Um Bom Ano


Assisti Um Bom Ano (2006) de Ridley Scott no Telecine Premim. É Um Bom Filme, mas nada mais do que isso. A fotografia de Philippe Le Sourd é maravilhosa, como disse o 007, marca registrada do Ridley Scott. O 007 gostou mais do filme que eu. Eu acho o Russell Crowe muito canastrão e ele se superou em mal desempenho em Um Bom Ano. O roteiro baseado no livro de Peter Mayle é meio clichê, o desenvolvimento até que nem tanto.



Vai nessa onda dos dias de hoje. um executivo estressado do mercado de ações, nada ético, como sempre acham que os profissionais dessa área são e o quando é chique e cult gostar de vinhos e saber degustá-los. E o mais incrível é que em Um Bom Ano eles separam o vinho do mercado de ações, quando hoje em dia tudo isso está sempre junto, já que ricos acham chique entender e gostar de vinhos.

O que mais me incomoda nesse culto ao vinho é esse vínculo comercial que fizeram com a saúde. Mostram o avô dando vinho pra a criança e para mostrarem que ele era correto, ele coloca água. Certo, isso se fazia no passado, mas mostram como se fosse a melhor coisa do mundo, como se crianças pudessem tomar vinho e não falam do risco alcóolico. O vilão é o uísque, a salvação é o vinho. Como se só as outras bebidas alcóolicas viciassem. Quem tem propensão ao vício, basta um gole, e se esse gole for na infância, pior ainda.
O menino que faz o personagem do Russell Crowe criança é o fofo Freddie Highmore que fez Em Busca da Terra do Nunca e A Fantástica Fábrica de Chocolate, ele é ótimo. O avó é interpretado pelo talentoso Albert Finney. Há duas belas moças em Um Bom Ano: Isabelle Candelier e Isabelle Candelier.

Eu gostei bastante da trilha sonora de Marc Streitenfeld e o 007 adorou. Ele lembrou que no final tocam a Biquini de Bolinha Amarelinho em francês. Eu só percebi quando me vi cantando a música em português.





Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Você foi no ponto, Ped´s! Além de usar um clichê como tema, incentivar o consumo de alcool em crianças é muito perigoso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu vi no Telecine no último domingo. O melhor é realmente a fotografia. Também achei estranho ver criança tomando vinho.

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita, saudades de vc..ando meio sumidinha com trabalhos de fim de ano. Quanto ao vinho, acho um clichê associar só os ricos com ele..que bobagem! O vinho é tão antigo quanto a humanidade e há tanto a dizer sobre ele, além dos degustadores comentando "ui" e "ai"..rss. quanto a dar vinho pra crianças, sou contra, se bem que os avós italianos o faziam como um rito de saúde, nada mais. beijosss

    ResponderExcluir
  4. Amei esse seu blog. Sou fã da Vila Sésamo e adorei o que você falou sobre isso.
    Gostei também desse seu último post... só para constar, o cara que inventou essa cena de incentivar criança a tomar vinho só pode ter miolo de álcool, não?
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    www.mycatblog.zip.net

    ResponderExcluir
  5. realmente maga

    é verdade celia, era comum darem vinho as crianças na itália no passado, mas a forma como conduzem no filme é que é ruim. colocam como algo bom que devia ser perpetuado.

    olá juju, obrigada pela visita. que bom que o vila sésamos te trouxe até aqui. vou conhecer o seu blog.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!