segunda-feira, 14 de abril de 2008

Chega de Saudade

Assisti no cinema Chega de Saudade (2008) de Laís Bodanski. Gostei, mas não achei apaixonante. Gosto demais dessa diretora, mas o filme não me empolgou. Ela resolveu filmar uma noite em um salão de baile de São Paulo. Gostei do fato dela ter entre os dançarinos vários assíduos do lugar misturados com os atores. O elenco também é muito bom. A direção é excelente. Eu fui com a minha mãe, ela também gostou, mas achou o filme bastante melancólico e talvez essa seja realmente a melhor definição para essa obra.

A sensação é que é tudo muito decadente. Todos estão em busca do impossível, são infelizes. Não é uma sensação de alegria e dança, é de infelicidade, solidão e incompreensão. A história que mais me emocionou foi a interpretada pelos maravilhosos Tonia Carrero e Leonardo Villar. No elenco estão: Cássia Kiss, Betty Faria, Stepan Nercessian, Maria Flor, Clarice Abujamra, Miriam Mehler, Paulo Vilhena, Raul Bordale, Marly Marley, Domingos de Santis, Selma Egrei, Jorge Loredo, Marcos Cesana, Luiz Serra e Conceição Senna. A trilha sonora é especial.
Chega de Saudade ganhou 2 troféus Candango no Festival de Brasília de Melhor Direção e Melhor Roteiro.
Música do post e que está no filme com outro arranjo: Aviões Do Forró - Você Não Vale Nada




Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Oi Pedrita.

    Não assisti este filme. Não gosto de filmes melancólicos mas fiquei interessada por causa da dança.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. Não vou arriscar, eu não gosto de filmes melancólicos mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Elvira, então talvez goste.

    aqueta, eu não veria de novo.

    quintela, uma pena mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, quero ver por 2 motivos: Maria flor e a dança de salão. Adoro filmes sobre dança e sou fã da Maria Flor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. O filme foi realizado na União Fraterna, que fica na Lapa, em São Paulo. O salão abre uma vez por mês para o baile da saudade.
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!