quarta-feira, 30 de abril de 2008

Désirée

Terminei de ler Désirée (1951) de Annemarie Selinko (1914-1986). Comprei esse livro em um sebo por R$ 10,00 e só me interessei por se tratar daquela coleção da Editora Abril, Clássicos Modernos, já que não conhecia nada da autora, nem se sua obra. É simplesmente fascinante! Annemarie Selinko conta a história de Bernadine Eugénie Desirée Clary que viveu entre 1777 e 1860. Todos os fatos históricos que viveu Désirée são reais, os sentimentos e diálogos que são ficcionais. Désirée foi noiva de Napoleão Bonaparte, casada com um grande general do exército de Napoleão, Jean-Baptiste Bernadotte, e se tornou Rainha da Suécia. Só achei obras em outros idiomas pra comprar. Infelizmente essa rica obra só é possível achar em sebos ou em outros idiomas. Há um filme baseado nessa obra com Marlon Brando como Napoleão. Claro que a obra é bastante romanceada, até achei o final estranho, acabando na união do amor e não na morte da nossa protagonista, mas a obra é muito rica em detalhes políticos e de guerra da época, fascinante!

Logo que comecei o livro fiquei com vontade de pesquisar sobre Désirée. Achei algumas páginas com vários links de fotos e histórias sobre ela, mas muitos textos estão em sueco. O livro é extenso mas li rapidamente, não queria parar, tal minha curiosidade sobre essa obra e esse período histórico. Sabemos de Napoleão no que estudamos na história, mas nunca tinha lido nada que me trouxesse sentimentos e aumentasse a minha curiosidade. Mesmo que os diálogos sejam ficcionais e bem romanceados no estilo romântico, todas as decisões políticas estão ali e fica mais fácil compreender esse período complexo em uma obra como essa. Achei várias páginas com links para textos sobre a Désirée.

Obra Napoleão Bonaparte como líder da França pintado pelo Barão Antoine Gros

Por mais que tenhamos estudado algumas questões ficam distantes nos livros de história. Nesse romance parece que participamos. Napoleão estava na Revolução Francesa, era um revolucionário, pobre, quase miserável, que queria casamentos que tivessem bons dotes ou influências, para que pudesse seguir com sua carreira política e suas ambições exacerbadas. Assim que começa a ter poder e governar ele deseja voltar a monarquia, agora como imperador, e passa a exigir todos os protocolos de reis e rainhas, dar títulos a seus familiares, totalmente diferente daquilo que lutou quando estava na Revolução Francesa. Ele começa a ter sede de dinheiro e poder, que poderia sempre estar dentro dele, e perde a dimensão do que vinha fazendo. Ele e seus generais eram ótimos de conquistas pela guerra, mas Napoleão parecia esquecer que depois teria que manter essas terras conquistadas e governá-las. Parecia não perceber que a vitória momentânea poderia não significar constante e que os povos dominados iam tentar em algum momento reconquistar suas terras.

Pintura de Désirée como a Rainha Desideria da Suécia
Trechos de Désirée de Annemarie Selinko:
“Acredito que uma mulher de busto bem formado se pode impor mais facilmente ao homem. Por essa razão resolvi que amanhã estufarei o corpete com quatro lencinhos para parecer que já sou adulta. É certo que estou bastante crescida, mas isso é coisa que só eu é que sei, pois os outros não notam.”

“Étienne pertence à classe desses moços que se grudam aos seus semelhantes na razão direta dos seus triunfos.”

“A nossa família toma banho com muito mais freqüência do que muitas que conhecemos, porque papai tinha idéias modernas e mamãe não se cansa de recomendar que vivamos sempre segundo as normas paternas. De modo que tomamos banhos mensais e o fazemos dentro de uma grande tina que papai mandou instalar numa alcova do porão.”

Como Désirée conheceu Beethoven, vou colocar uma interpretação de uma de suas composições.

Música do post: Beethoven cd 2 9



Beijos, Pedrita

12 comentários:

  1. Gostei mesmo da dica, mas acho que por aqui não vou achar mesmo esse livro...

    ResponderExcluir
  2. Gosto de histórias reais. E o livro é GRANDE! Eu lembro de vc com o livrão!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. aqueta, essa coleção da abril esteve no brasil todo, talvez em algum sebo, até mesmo virtual, vc encontre.

    marion, o livro é maravilhoso, vc vai gostar. ele tem umas 630 páginas.

    ResponderExcluir
  4. Desde que você falou que estava lendo esse livro eu já estava com vontade de lê-lo também. Mas agora, só depois da prova do dia 18/05.
    Denise

    ResponderExcluir
  5. Se pintar a curiosidade, te recomendo a saga de livros sobre Richard Sharpe, escrita pelo Bernard Cornwell. Abrange a evolução das batalhas inglesas desde a invasão a India e as lutas contra os sipaios, até o periodo de guerra com a França, sua passagem por Portugal e Espanha.
    Sharpe é um personagem ficticio, mas tudo o que acontece em volta dele relata os fatos acontecidos nesse periodo.

    ResponderExcluir
  6. dê, eu já tinha separado o livro pra te emprestar.

    wally, adorei a dica. faz tempo que quero ler algo do bernard cornwell, já que nunca li nada dele, assim tenho um ponto de partida e escolha.

    ResponderExcluir
  7. Oi Pedrita.

    Fiquei curiosa com esse livro ...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  8. Oi! Meu nome é Desiree igual a de Eugénie,Bem estou adorando ler o livro já estou quase terminando de ler o livro e gostaria de saber aonde eu encontro o livro e também gostaria de saber se tem outros exemplares.
    Se não for muito encomodo gostaria que você mandasse um email,para mim: desiree-ferreira@hotmail.com

    Desde já muito Obrigado pedrita!

    ResponderExcluir
  9. eu comprei esse em um sebo.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou lendo Désirée em alemão, aí estava pesquisando sobre os personagens na internet e achei seu blog. Só estou comentando para concordar contigo sobre o livro, realmente é muito bom! E é interessante saber mais sobre a história de Napoleão por outras fontes e não só dos livros didáticos!
    Enfim, até mais!

    ResponderExcluir
  11. Ola,

    Li este livro, que era de minha mae e por isso fui batizada com este nome, quando tinha 14 anos e novamente a pouco tempo atras. A historia eh otima e nao eh dificil encontra-lo para comprar nao. Existe uma edicao mais recente, disponivel em varias livrarias on-line, como por exemplo, americanas.

    Atenciosamente,
    Desiree.

    ResponderExcluir
  12. desiree, na época que escrevi o post o livro não era muito fácil de achar. vc deve ser então corajosa como a desiree do livro. belo nome. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Cultura é vida!