quinta-feira, 1 de maio de 2008

Seminário no Dia Internacional do Livro e do Direito Autoral

Fui no Seminário no Dia Internacional do Livro e do Direito Autoral no Istituto Italiano di Cultura de São Paulo em Higienópolis. O instituto fica em uma mansão belíssima no bairro. Eu queria muito participar desse seminário porque esse tema é muito atual e queria muito compreendê-lo melhor. Com a internet esse tema voltou muito mais as discussões. Participaram do seminário uma escritora jovem italiana, Letizia Russo, que viveu por dois anos em Portugal, e uma advogada especializada em Direito Autoral, Maria Luiza Valle Ege. A escritora ainda acredita que alguém em qualquer país que desejar montar sua peça vai contactá-la pra pedir autorização. A advogada mostrou que não é bem assim, há pessoas mal intencionadas. Algumas até pegam textos sem autorização e fazem uma montagem sem recursos pelo prazer de destrinchar e aprender com a obra. Mas alguns podem querer e conseguir ganhar dinheiro com a obra e podem de má fé alterar o nome do autor fazendo algumas pequenas modificações no texto. Os blogs mostram bastante o quanto as pessoas se apropriam de textos alheios, modificam um pouco e colocam como seus. Ou mesmo nós que já cansamos de receber por emails textos medíocres em nomes de grandes escritores que têm um estilo totalmente diferente do escrito enviado. E se você tenta alertar quem enviou ficam bravos porque querem que você prove então quem é o autor daquele texto medíocre.

A advogada disse que os países tem associações de Direito Autoral ligados a outros países. Cada um pode procurar o do seu país que eles vão se contactar com os outros do mundo todo para conseguir uma autorização para algum projeto ou mesmo para reinvindicar o pagamento de algum direito autoral. Gostei muito do debate!


Música do post: Puccini - Maria Callas - Un Bel Di (Madame Butterfly)




Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Com o advento da internet, acho que essas questões de direitos autorais ficam complicadas. Acredito também que algumas pessoas (principalmente nos blogs) nem sabem que deveriam citar a fonte daquilo que escreveram. A grande maioria das fotos que utilizo em meu blog são de minha autoria mas qualquer um pode copiá-las e utilizá-las em outros locais sem que eu saiba disso.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Uau! Belíssima esta mansão. E me lembrou um pouco a Academia Mineira de Letras... acho, estilos da época! Lindas! Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de comentar: estou enjoado e enojado com o "autor desconhecido" que costumo dizer é o autor mais conhecido na internet. :(

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, eu não tenho paciência para ler os tais e-mails com textos fabulosos de "fulano de tal". Normalmente é um zé mané que escreveu e disse que é de algo importnate.
    Em relação aos blogs, infelizmente o que vemos muito é gente preguiçosa que usa textos alheios, tanto de autores consagrados como de outros blogueiros. Isso para mim é coisa de gente medíocre. Tenho horror ao plágio.
    COm a facilidade de compartilhamento de informação que temos hoje o controle de autoria é algo difícil de ser feito. Pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. dê, essa questão de fotos tb é complicada.

    ed, não conheço essa mansão em bh, anotada. e nem me fala, autor desconhecido é de doer.

    marion, meus emails abrem na caixa, nem sempre leio, mas quando vejo uma amiga viajando com autores clássicos em um texto medíocre respondo avisando, mas é um silêncio do outro lado como seu eu atrapalhasse a "beleza" da obra medíocre. e eu me incomodo muito com blogs sem criatividade. prefiro textos simples e originais a qualquer cópia mal feita.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!