quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O Fator Humano

Terminei de ler O Fator Humano (1978) de Graham Greene. Eu adoro esse autor, comprei esse livro em um sebo por R$ 6,00 e é do Círculo do Livro. Não é a capa da foto. É a imagem de um filme. Fui pesquisar e há um filme baseado nessa obra dirigida pelo ótimo Otto Preminger que quero assistir. As obras desse autor são em geral sobre espionagem. Gosto muito desse escritor que foi jornalista e pela profissão viajou e morou em vários países que mal conhecemos. Há obras dele inclusive que falam da Cuba antes de se tornar comunista, do Hawaí. Normalmente países que estavam naquela época em decadência. O Fator Humano é ambientado em Londres, mas nosso protagonista veio fugido com sua mulher e filho da África do Sul. Ele era espião por lá, se apaixonou por uma africana e fugiram. É interessante porque ela tem um filho que não é dele, mas ele assumiu.

Obra Interior com Figuras (1977) de Howard Hodgkin

Nosso protagonista vai trabalhar em um departamento burocrático de espionagem. Seus superiores acham que há um espião entre eles e começam a investigar. É novamente mais uma obra do autor que mostra a hipocrisia das regras de espionagem, de critérios cheio de preconceitos e dúvidas, mas com muita certeza de execuções. Ele escreve de forma sublime o preconceito velado ou mesmo escancarado a mulher negra de um dos seus.



Obra Small Yellow (1973) de Patrick Heron

Trechos de O Fator Humano de Graham Greene:

“Desde que ingressara na firma, como um jovem recruta, há mais de trinta anos, Castle sempre almoçava num restaurante atrás da Sr. James´s Street, não muito longe do escritório.”

“Buller estava lambendo as chamadas partes íntimas com o mesmo prazer de um conselheiro municipal a tomar sopa.”

“E ele pôs na vitrola A hard day´s night.”

As telas são de pintores ingleses do período que foi publicado a obra.

Música do post: 08_Strawberry Fields Forever (Lennon_McCartney)
Youtube: A Hard Day's Night






Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Oi Pedrita, há muito tempo eu entrei no seu blog e vc no meu, na época o movies and more... agora to de casa nova e vou te favoritar lá, pra voltar sempre!

    ResponderExcluir
  2. Graham Greene é um escritor cujas obras literárias tem sido adaptadas ao écran sempre com grande felicidade.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  3. H� poucos dias algu�m comentou sobre o filme, s� n�o consigo lembrar em que blog ou site.
    Fiquei com vontade de ler, vou procurar nos sebos.

    Gostei muito das telas.

    ResponderExcluir
  4. Já há muitos anos que dele nada leio, embora me recorde que nos seus livros além da estória havia muitas vezes uma luta entre dever, consciência e fraqueza humanas das suas personagens que me abalava profundamente

    ResponderExcluir
  5. eduardo, vou lá.

    paula e rui, gosto muito desse autor.

    ana maria, tentei achar no google, mas não consegui.

    geocrusoe, tb me abalam.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o único livro que li dele foi "Nosso homem de Havana" que , aliás, foi você que me emprestou.
    Denise

    ResponderExcluir
  7. "O Americano Tranquilo" adaptado de uma obra de Graham Greene gostei muito. Do final não me agradou, pois a minha simpatia era toda para esse tal Americano.
    Já li muitos livros dele, que são sempre bons.
    Saudações de Portugal, para a Pedrita.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!