domingo, 3 de agosto de 2008

Escola do Riso

Assisti ao filme japonês Escola do Riso (2004) de Mamoru Hosi no Telecine Cult. Como sempre faço, eu tinha anotado os filmes que desejava ver naquele dia. Haviam vários, mas estava na duvida qual escolher. Até que minha irmã comentou que eu não perdesse esse, que ela tinha visto no cinema e amado. Ela tem razão, é simplesmente maravilhoso! Entre os grandes filmes que já vi. Inteligente, criativo e sensacional!

Ambientado no Japão, em 1940, nosso protagonista é um censor. Ele foi escolhido porque não tem senso de humor algum e portanto, será bastante rígido na censura. O filme é praticamente com ele e o autor de uma peça da casa de espetáculo Escola do Riso. Interminavelmente, dia após dia, o censor coloca regras rígidas para aprovar o texto.

O roteiro, baseado na peça de Koki Mitani, é muito inteligente. Eu tinha a sensação que já tinha visto o protagonista em outro filme. E realmente vi, Kôji Yakusho está no elenco do maravilhoso Babel. O roteirista de comédias é interpretado por Goto Inagaki.Basicamente o filme é todo só com os dois na sala da censura debatendo o texto. Outros poucos atores aparecem de vez em quando, mas a maioria mesmo é os dois comentando o texto. Genial!
Apesar da crítica a censura, o filme mostra que não é somente a política que coloca regras, algumas até mesmo prepotentes. Donos de teatro, contratos, delimitam também a arte do roteirista, segundo obrigações nada democráticas!
A trilha sonora é muito divertida e é de Yûsuke Honma. Não achei nenhuma música específica do filme, mas vou deixar uma do compositor pra ilustrar o post.


Música do post: YuYu Hakusho - Struggle Of Sadness (Composed By Yusuke Honma)

Get this widget Track details eSnips Social DNA


Beijos, Pedrita

9 comentários:

  1. Também gostei muito! Além de original, os atores são fantásticos. Não sabia que era o mesmo de Babel.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser realmente muito bom esse filme!

    A peça do post anterior também deve ser ótima! (Sabia que muitos dos gestos de Maria Callas foram inspirados, através de Luchino Visconti, por Eleonora Duse?)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo! Isso é o que eu chamaria de originalidade!
    ...
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita!
    Registámos o nome do cineasta!
    Cumprimentos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  5. Normalmente eu não gosto dos filmes japoneses (nem dos atores). Mas, depois da sua avaliação, preciso assistir esse filme para ver se revejo meus conceitos hehehehe. Quanto ao que está acontecendo, digamos que seu amigo esteja, apenas, sendo extremamente cauteloso no trabalho...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou querendo ver esse filme desde que vi uma matéria sobre humor no programa TNT Filme, com Rubens Ewald Filho, em que ele era citado. No entanto, já fuçei em todas as locadoras que sou sócio e não o encontro em lugar nenhum. Pelo visto, vou acabar tendo de baixar pela internet mesmo.

    Mídia e cultura:
    http://robertoqueiroz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Confesso que jamais assisti a um filme japonês hehe... Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  8. Não é ótimo? A gente geralmente tem preconceito pois se trata de uma comédia japonesa. Fiquei com vontade de assistir de novo, mas não tenho a rede Telecine. Vi no Cinesesc. Quem sabe eles não passam de novo?
    Denise

    ResponderExcluir
  9. ana maria, eu sabia que já tinha visto o ator em algum lugar, mas tb não sabia que tinha sido em babel.

    josé luiz, puxa, não sabia.

    paula e rui, vcs vão gostar.

    aqueta, eu gosto de filmes de qualquer país, gosto inclusive de variar e conhecer outras estéticas.

    roberto, é esse o motivo q me faz gostar de tv a cabo. a diversidade é muito maior. as locadoras diminuíram muito e preferem não arriscar.

    fabio, eu vejo filmes bem diversificados. se for na tag japonês, vai ver que já assisti vários japoneses. claro que alguns são co-produções, mas vai encontrar vários japoneses. http://mataharie007.blogspot.com/search/label/japon%C3%AAs

    dê, absolutamente genial. valeu insistir.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!