segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Blade Runner - Documentário

Assisti Blade Runner - Documentário (2007) de Charles de Lauzirika no Telecine Cult. O nome original é Dangerous Days: Making Of Blade Runner. Dangerous Days era o nome inicial desse filme. Fazia tempo que o 007 insistia que eu visse na programação do canal, mas nunca conseguia. Tinha também curiosidade de entender todo o processo. Produção de filmes é sempre complexo. Há muitas questões envolvidas. E filmes de ficção científica custam muito, imagino que a pressão deva aumentar. Achei interessante saber que Blade Runner foi um dos últimos filmes de ficção científica com tecnologia analógica. Os efeitos especiais, alguns anos depois, recebiam a facilidade digital que melhoravam não só na qualidade visual, como facilitavam a produção.

No início eles contam como escolheram o roteiro pelo livro de Philip K. Dick. A idéia inicial era fazer a trama toda em ambientes fechados. Foi quando Ridley Scott aceitou ser o diretor é que ele começou a pensar em externas. Gostei bastante do documentário. Entrevistaram vários que participaram do projeto, os atores, e como foi o documentário foi realizado em 2007, eles mostravam imagens da cena de Blade Runner de 1982, com comentários.
Também mostraram e mencionaram várias cenas que não foram para a versão final, já que a primeira edição trazia um filme de 4 horas. E que havia na época, hoje um pouco também, que os filmes deviam ter no máximo 2 horas de duração.
Música do post: VANGELIS - BLADE_RUNNER

Get this widget Track details eSnips Social DNA


Youtube: Blade Runner - Dangerous Days - Making Blade Runner -Trailer



Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Eu gosto de ver making offs, saber como o filme foi feito as vezes é mais interessante do que o próprio filme. Pena que não sobre tempo pra ver todos os making offs que me interessam... Será que esse do Blade tem em dvd?

    ResponderExcluir
  2. Blade Runner é um filme que todo mundo viu menos eu. Acho que do jeito que vai nunca verei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Os making off dependem muito de quem os assina, e até existem excelentes cineastas a assinaram documentários sobre outros realizadores, basta recordar os que são incluídos nos dvd de Alfred Hitchcock.
    "Blade Runner" foi na verdade uma verdadeira aventura, originando a obra-prima do cinema que continua a ser passados estes anos todos.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  4. Querida Pedrita:
    Estou em Portugal de férias. É à pressa que escrevo, só para mandar um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. renata, o 007 viu no dvd que ele comprou.

    marion, acho q vc ia gostar.

    paula e rui, eu gosto muito de making offs.

    teresa. boas férias.

    ResponderExcluir
  6. Adoro Blade Runner. Mas não vi o making off! Você sabia que tenho a trilha sonora (que também é linda)em vinil?
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!