terça-feira, 11 de agosto de 2009

Recital de Adélia Issa e Edelton Gloeden

Assisti ao recital da soprano Adélia Issa e do violonista Edelton Gloeden na Sala Adoniram Barbosa no Centro Cultural São Paulo. Eu adoro esses músicos, entre os melhores que conheço e o repertório era raro, belíssimo e surpreendente. O tema do programa era Voz e Violão - Tradição e Folclore e traziam composições dos séculos XX e XXI inspirados em canções do folclore, algumas mediavais de vários países como Argentina, Portugal, Brasil, Espanha e França. A dupla fez a primeira audição brasileira da obra Cinco Romances Tradicionais Portugueses, do compositor português Fernando Lopes-Graça e eram canções inspiradas em romances antigos regados a muito humor negro. Esses romances contavam histórias sórdidas da mulher pobre e malvada que casou com o homem rico e matava o marido regado a muito sangue no caldeirão, uma sobre a bela infanta que aguarda o amado que viria da guerra, mas fica sabendo que ele morreu. Não só impressionam os textos das canções como a música é complexa tanto para a voz e como para o violão e precisa de grandes intérpretes como os que eu ouvi. As quatro canções folclóricas foram compostas por um húngaro e uma delas, a J´Ai Descendu me lembrou muito a minha infância. Tanto o público como eu achamos belíssimas as três canções populares argentinas, em especial Ay qye el Alma e Pueblito, Pueblito. Gosto muito também da interpretação da Adélia nas obras de Camargo Guarnieri. Nesse recital o duo interpretou três desse compositor como:Quebra o Coco Menina. De Joaquín Rodrigo, interpretaram os Villancicos, baseados em canções da Idade Média. Edelton Gloeden interpretou solo o Prelúdio nº 1 de Villa-Lobos e uma obra de Frederic Mompou. Esse recital maravilhoso foi gratuito!


Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Eu vim aqui comentar sobre a Lenda do Tesouro Perdido, na verdade. Eu adoro filmes cujo enredo me lembram Indiana Jones. Deve ser por isso que me divirto sempre com as conspirações, maluquices e tesouros escondidos que esse filme me traz.

    Pedrita querida, você sumiu do meu blog!! Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Pedrita.

    Casa de ferreiro, espeto de pau.

    Moro perto do CCSP e não costumo frequentá-lo.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Li seu texto sobre a novela Promessas de Amor - Os Mutantes.. Eu, particularmente, não aguentava mais a história... Eu gostava mais da Gor.. Por isso que coloquei a foto dela em destaque no meu blog hehe...Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Você está bem? Não atualizou?
    Precisa de alguma coisa?
    Não deixa empoeirar não, gosto do teu blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. meninas, desculpe o sumiço. está tudo bem sim e obrigada pela preocupação.

    paula, achei esses mais fraquinhos. adoro as sagas do indiana jones, com exceção do último.

    elvira, vc deverá gostar dos eventos do ccsp. acho que se eu morasse perto eu iria mais. pra mim é longe e é difícil estacionar por lá. a biblioteca tb é excelente. a fonoteca idem.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!