sexta-feira, 16 de julho de 2010

Primus

Assisti ao espetáculo Primus de Veronica Fabrini da Boa Companhia no Teatro de Arena da Funarte. Fiquei com vontade de ver esse espetáculo porque é baseado em um texto do Kafka que não li: Comunicado a uma Academia (1917) que faz uma reflexão sobre a evolução humana. Gostei muito! Quatro atores interpretam humanos e macacos com uma precisão corporal impressionante.Li no programa que eles avaliaram comportamentos de macacos para escolher os gestos. É perceptível quando eles são macacos imitando humanos, ou quando são humanos que incorporaram macacos. Os quatro atores são: Alexandre Caetano, Dave Otani, Eduardo Osório e Moacir Ferraz. Foto de Gil Grossi.

Foto de Vinícius Moraes
Primus é um espetáculo desconfortável, ficamos tensos e incomodados. Também me emocionei várias vezes. Primus faz constantemente o contraponto primata e civilizado. No início, com imagens impactantes de violência dos humanos começamos a nos perguntar quem é civilizado e quem é animal. Há momentos com trechos do texto do Kafka que são impressionantes. A trilha sonora também é extensa, há belos momentos com cantos das obras de Villa-Lobos e Carlos Gomes. Comentei com uma amiga o quanto achei impressionante a viagem do macaco de navio. Ela ressaltou o quanto se impressiona no teatro com cenas com poucos recursos cênicos mas que nos dão a exata sensação da expressão. Com apenas umas caixas e cabos de vassouras sentimos claramente a viagem desse infeliz macaco a civilização em sua jaula fictícia cenicamente. Angustiante! Primus ainda terá outras apresentações em horários e dias alternados, seria bom conferir com o teatro, os ingressos custam somente R$ 10,00.



From Mata Hari e 007
Beijos,

From Mata Hari e 007
Pedrita

4 comentários:

  1. Fiquei curioso, mas com este mar a nos separar, não vai ser possível ver o espectáculo aí no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Deve mesmo ser bem interessante...

    :-) bjs, Peds

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Quando passo aqui, só reforça a minha percepção que tenho que assistir a alguns DVDs kkkk...Eles estão na minha estante.... Daqui a pouco vai acumular, acumular, acumular... hehe.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. geocrusoe, intercâmbio de teatro é ainda mais difícil.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!