domingo, 3 de setembro de 2017

Meu Saba

Assisti a peça Meu Saba de Daniel Hertz no Teatro Sérgio Cardoso. O texto é baseado no livro Em Nome da Dor e da Esperança de Noa Ben Artzi-Pelossof neta do judeu Yitzhak Rabin ganhador de Prêmio Nobel da Paz juntamente com Yasser Arafat pelos Acordos de Oslo, uma série de resoluções para selar a paz entre os povos israelenses e palestinos.

Em 1995, Yitzhak Rabin foi assassinado por um judeu extremista após um de seus discursos. Clarissa Kahane interpreta a neta de Yitzhak Rabin, Noá Ben Artzi-Pelossof que precisa discursar sobre o avô. Ela vai lembrando de seu avô, de sua história e falando da dificuldade que será discursar. Afinal todos lá conheciam os trabalhos políticos de Rabin, enquanto ela conhecia o avô. 

É uma peça muito triste e contundente. Belíssimo espetáculo! Incomoda muito o microfone do discurso, inteligente demais ser uma grande arma. A cenografia é de Bia Junqueira. Tudo é muito bonito. A iluminação além de linda é muito funcional, é a iluminação de Aurélio de Simoni que divide os momentos da narrativa. Tudo é muito preciso. Triste momento de nossa história. Noá fica indignada de ter sido um judeu que matou o seu avô. Além de falar de um fato histórico muito triste, a peça fala de intolerância, tema tão atual nos dias de hoje.

As fotos são de Pedro Fulgêncio. 
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Olá Pedrita
    Não sabia da peça nem conhecia o livro, mas falar de Yitzhak Rabin equivale a lembrança do fim de uma era de paz para os utópicos e sonhadores, se num primeiro momento creio que todos pensaram se tratar de um terrorista, o autor ser um israelense ao disparar aqueles dois tiros deu um tiro também em todo o processo da já fragilizada paz.
    Essa peça deve ser extremamente sensível!
    A protagonista falar não da figura pública mas através de seu olhar amoroso de neta.
    Vou levar a indicação <3
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, vi que a peça já viajou bastante. tb não conhecia o livro. realmente qq acordo de paz entre esses povos sempre é frágil. mas é muito louvável a tentativa e muito abominável a execução.

      Excluir
  2. O que é "incomoda muito o microfone do discurso".
    Não conheço o livro.
    Mas o político sim.
    Lia sempre as tentativas de negociação de paz.
    Deve ser interessante as lembranças de neta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, na peça, no lugar do microfone, há uma grande arma.

      Excluir
  3. Gandhi tbm foi assassinado por um indiano. A Indhira também. Tudo morte política! Fanatismo. Pp pp

    Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima fanatismo é abominável. e matar pelo fanatismo mais abominável ainda.

      Excluir
  4. Cheguei e vou reassumindo as coisas com pressa, rsrs. Claro que me lembro Yitzhak Rabin, que foi um dos últimos notáveis premiês israelenses. Há muitos interesses políticos nos meios que esses homens atuam, consequentemente, surgem também os assassinatos políticos (me lembrei agora, que no campo - digamos - oposto, surgiu também a suspeita de crime, quanto à morte do Yasser Arafat. A viúva dele disse que a causa verdadeira da morte do homem tinha sido envenenamento por uma substância radioativa). A peça deve ser interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, muito triste que uma tentativa de paz, mesmo que frágil, fosse ceifada dessa forma. a peça é incrível. contundente.

      Excluir
  5. Não conhecia essa peça de teatro. Valeu a dica.
    big beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!