quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O Trono da Rainha Jinga de Alberto Mussa

Terminei de ler O Trono da Rainha Jinga (1999-2007) de Alberto Mussa da Editora Record. Eu comprei esse livro naqueles espaços no Metrô. 5 livros saíam por R$ 10,00. Era uma garimpagem e tanto achar livros interessantes e achei esse. Eu tinha ouvido falar nesse autor por um blogueiro,  não lembrava qual, até que a Fátima Pombo do abrkdbra-coisasdavida me lembrou que tinha sido ela que leu. Atualmente o autor tem dado várias entrevistas, saído em várias matérias, mas na época que comprei o livro não tanto. É uma bela edição, com uma linda capa. Essa é a segunda edição da obra publicada em 2007 com algumas modificações da original. O Trono da Rainha Jinga é quase um sea book.

Obra de Basawan

O principal personagem vivia na Índia onde fazia negócios com um brâmane que resolve viver mendigando por acreditar que alcançará a iluminação conforme sua cultura.
Então o personagem segue para a África onde vive a Rainha Jinga que existiu realmente antes da instituição da República da Angola. Lá o personagem passa a fazer negócios entre a África e o Brasil, então as tramas passam nesses dois países. A trama é toda entrecortada, cheia de assassinatos, poder e muitas culturas e costumes. Gostei muito.


Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Há um livro de José Eduardo Agualusa precisamente sobre esta personagem cuja ortografia é Ginga na versão dele, pode ser útil ver uma versão sobre ela com outros olhos de um grande escritor angolano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, quando fui pegar dados pro post eu vi. e foi lançado recentemente no brasil. agora quero muito ler. esse a jinga está na trama, mas não é sobre ela.

      Excluir
  2. Eu não conhecia o livro mais parece legal Gostei da fotografia que postou rsrsrs sou péssima para leitura =(

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pamela, eu adoro ler. a primeira pintura é de um indiano na época que se passa o livro.

      Excluir
  3. Olá, Pedrita!
    Um livro rico e interessante, bela dica!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  4. To com saudades desse tipo de espaço que cinco livros saem por 10 golpinhos! Fiquei com vontade de ler "O trono da rainha Jinga" India, Africa, Brasil são territórios de História deliciosos de se explorar!

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, eu tb gosto desse espaço. atualmente até 10 reais precisam ser economizados.

      Excluir
  5. Nunca li nada do autor mas fiquei interessada no livro, pelo caráter histórico da trama.

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedrita
    Não conhecia o livro e não li ainda nada do autor, mas fiquei bastante interessada pelo aspecto cultural e histórico da narrativa.
    Siiiiiiiim era um verdadeiro garimpo livros por 2,00 eu consegui alguns bem bacanas <3
    Ótimo feriado pra ti
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb ainda não tinha lido nada dele. quero ler outro. ah, tb consegui alguns livros bacanas.

      Excluir
  7. Que show o seu post Pedrita. Formidável vc abrir espaço para novos talentos no seu blog. Claro que tem aqueles autores que a gente vai na indicacao dos amigos, ou por ja ter livros publicados que amamos. Mais quando a gente bate o olho em algum e ele nos desperta interesse, e quando lemos vale muito a pena, nao tem preco ne. Beijaoooo e gosto muito do seu espaco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andreia, eu leio indenpedente de ser mais conhecido ou não. atualmente o mussa está sempre em matérias e dando entrevistas.

      Excluir

Cultura é vida!