terça-feira, 14 de novembro de 2017

Estrelas Além do Tempo

Assisti Estrelas Além do Tempo (2016) de Theodore Milfe no Telecine Premium. Ansiava muito pela estreia desse filme. Soube quando concorria ao Oscar. Três filmes com temática negra concorriam ao Oscar e me interessei. Esse foi o que mais queria ver já que fala de três mulheres negras que trabalhavam na NASA. O nome original é bem melhor Hidden Figures, Figuras Ocultas, que era o que realmente elas eram.


Começa com Katherine na infância, com 6 anos, resolvendo uma equação difícil no quadro negro, interpretada pela linda Lydia Jewett. Os professores conseguem dinheiro para os pais se mudarem com a menina para outra cidade, onde teria uma escola para negros, e ela poderia se estudar. Ela se torna uma grande matemática. A NASA tinha uma sala com computadores negros, assim que eram chamadas as mulheres negras que trabalhavam em uma sala na NASA. Não tinham nome, eram as computadores negras. É um momento critico. A URSS já lançou uma nave no espaço com um astronauta, antes dos Estados Unidos que lançaram com bonecos, mas que estava sempre dando erro. Uma delas, a Katherine, é chamada para ajudar. Eles dão tudo parcial para ela, só alguns cálculos, colocam uma garrafa de café separada e ela ainda tinha que fazer o café, o banheiro só tinha lá na sala das computadores negras. Ela atravessa prédios, estacionamentos só para ir ao banheiro. Elas também não podem assinar com seus nomes os relatórios, sempre tinham o nome de um branco. Mas é ela que corrige o erro. Assim que tudo dá certo ela é dispensada e volta para a sala da computadores negras. Anos depois colocaram uma sala em seu nome. Katherine G. Johnson é interpretada por Taraji B. Henson.
A líder das computadores negras, Dorothy Vaughan, vê a chegada do computador da IBM e percebe que logo elas não serão mais necessárias. Ela começa a estudar o equipamento nas horas de folga, inclusive resolve alguns problemas, e prepara todas as computadores negras para saberem mexer na máquina. Quando é chamada para trabalhar no equipamento, só aceita se todas forem. E todas garantem o seu emprego. Ela é interpretada brilhantemente por Octavia Spencer.

A terceira retratada é engenheira, Mary Johnson. Ela ajudava nas cápsulas que chegam na terra com o astronauta. Ela que percebe alguns problemas com parafusos e dá soluções. Mas ela não podia ser promovida porque tinha que ter estudado em uma escola só para brancos. Ela entra na justiça para conseguir a autorização e consegue estudar lá e se torna a primeira negra a estudar nessa escola e posteriormente a primeira engenheira negra da NASA. Mary é interpretada por Janelle Monáe.

O elenco é bem extenso: Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge e Kimberly Queen.  

Aqui as profissionais da NASA e suas intérpretes.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Eu também quero muito assistir, li ótimas criticas sobre o filme! Gostei da sugestão!!! Bjks

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedrita!
    Boa dica para o feriando, ainda não assisti.
    Amo filmes com o Kevin Costner!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, é realmente incrível. tb gosto do kevin costner.

      Excluir
  3. Que filme ótimo!!! E ainda um super elenco!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita
    Eu amei esse filme <3
    Foi pleno de sensibilidade, e o que mais chamou minha atenção é que em nenhum momento elas se sentiram vitimizadas, muito pelo contrário cientes de suas qualidades elas simplesmente com competência e com ética!
    Impossível não se emocionar em algumas cenas assim como não se deixar levar pela alegria inerente as personagens :D
    As atuações foram perfeitas!
    Bom feriado Pedrita querida
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb amei. concordo plenamente. elas sempre lutavam pelo que acreditavam. se trabalhavam como supervisora pediam a promoção. se como engenheira. pediam a promoção. sempre com educação. sempre tentando encontrar brechas para conseguir o que era de direito. bom feriado pra vc tb.

      Excluir
  5. *simplesmente arrasam!
    Comi palavrinha rsrs

    ResponderExcluir
  6. Assisti esse filme a uns 2 dias atrás, achei maravilhoso, as atrizes deram um show de interpretação. Beijos
    Pequena Tagarela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. edilene, as atrizes arrasam realmente. filme maravilhoso mesmo.

      Excluir
  7. Vi este filme na época do lançamento e também o achei muito bom. O racismo nele acaba sendo mostrado com um certo relativismo. Por um lado, as "heroínas" negras eram figuras ocultas, cujos trabalhos geniais foram apropriados pelos brancos, que assinavam os estudos finais. Elas também não tinham sequer o direito de usar o banheiro da agência. Por outro lado, o simples fato de elas terem sido incluídas na empreitada representou uma conquista grande para aquelas mulheres negras e para as demais mulheres também.

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o racismo é claro. mas concordo, era uma época que negros americanos tinham mais oportunidade do que os negros brasileiros.

      Excluir
  8. Vi ontem. Gostei do filme.
    O que achei melhor foi que não observei vitimização delas diante da segregação.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!