A Mulher do Tenente Francês. Mais um que primeiro vi o filme e depois li o livro. Os dois são fascinantes e muito diferentes. O livro é a história da Mulher do Tenente Francês. O filme, outra obra de arte, é uma equipe de cinema que vai a uma cidade filmar a Mulher do Tenente Francês. Há vários trechos de ópera, o filme é uma obra de arte. Simplesmente maravilhoso!
Eu amei o livro O Visconde Partido ao Meio de Italo Calvino. Quando soube que o Grupo Galpão tinha adaptado o livro, organizei uma viagem a Belo Horizonte que encaixasse na temporada. Inesquecível! Muito interessante, porque o visconde aparece no livro pela metade, a metade boa, e depois a metade ruim aparece. Na montagem do Galpão todos eram metades, absurdamente genial, Na frente uma pessoa e atrás outra. Nunca me esqueço da moça que era um ganso atrás. Fantástico!
Eu tinha amado Orlando de Virgínia Woolf. Li dessa edição que peguei emprestado de uma biblioteca e enlouqueci quando soube que tinha uma montagem no teatro. A montagem de Bia Lessa está entre os melhores espetáculos que já vi na vida. A diretora e a autora estão entre as minhas preferidas.
Primeiro eu li o livro Desonra do Coetzee, autor contundente, livro indigesto, fiquei bastante surpresa quando soube do filme.
Fiquei imaginando como o diretor faria aquelas cenas indigestas. E um grande filme igualmente surgiu.
Primeiro eu vi a série O Tempo e o Vento. Majestosa! Depois comecei a ler um a um dos volumes dessa saga maravilhosa de Érico Veríssimo. É impressionante como Tarcísio Meira incorporou Capitão Rodrigo, eu não conseguia visualizar o meu Capitão Rodrigo que já estava imaginado pela série.
Primeiro eu li o maravilhoso Memorial de Maria Moura de um clube de um livro. Depois vi a minissérie incrível!
Primeiro eu vi as obras adaptadas desse livro incrível A Outra Volta do Parafuso. Inacreditável como essa obra é adaptada, já vi filmes e ópera.
Mas o filme com a Nicole Kidman Os Outros, é de longe o melhor, infinitamente melhor do que os que vi.
Bom essa postagem não acabaria nunca, tem muito livro e expressão artística que vi de obras majestosas que amei! Essas são uma parcela delas.
Beijos,
Pedrita
Não vi nenhum destes filmes, mas algumas obra li e gostei, como o Tempo e o Vento (só li o primeiro da trilogia que anda esgotado em Portugal, comprei num alfarrabista).
ResponderExcluirLi Mrs Dalloway e Orlando, bem distintos e ambos marcantes, se este virou a teatro deve ser bem difícil representar tal viagem no tempo.
Uma pérola esse Visconde cortado a meio mostrando as duas partes que coabitam em nós.
carlos, confesso que achei incrível vc não ter visto nenhum desses filmes, são bem variados. eu amei o tempo e o vento, vai gostar muito qd encontrar. amo orlando, mrs dalloway não é o meu preferido da woolf. foi fantastica essa montagem do visconde.
ExcluirNossa, Pedrita! Quantas opções! Toda vez que venho aqui, preciso aumentar a minha lista! rs muito obrigada! ;)
ResponderExcluirbeijos!
https://ludantasmusica.blogspot.com.br
lu, realmente foram várias.
ExcluirOlá Pedrita
ResponderExcluiroooowwwwwwnnnn fico felizzzzzzz que vc tenha gostado do post e honrada por vc citar o bloguito.
Muito obrigada pelo carinho viu!
Siiiiiiiiim pensei mesmo que vc deve ter muitasssss obras para serem relacionadas a adaptações literárias!
Desses li e assisti O tempo e o vento, como li antes o "meu" capitão Rodrigo era bem diferente do Tarcísio Meira rsrsrs
Também assisti Memorial de Maria Moura, mas não li o livro.
Os outros é mesmo uma película impactante, eu simplesmente ameeeeei como foi conduzido o roteiro e as nuances da narrativa.
Quero muitooooo ler e assistir Desejo e Reparação <3
Ameeeeeei seu post <3
Excelente continuação de semana pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede
luli, q bom q gostou, fiquei com vontade na hora e fiquei pensando se devia. q bom q criei coragem. ah, acho q todas nós temos obras e filmes que gostamos. ah, vc leu antes de ver a série e imaginou diferente. se fosse a diretora ia escolher outra ator. amo isso. o livro é sensacional. devorei. vc vai amar. os outros é até hj a melhor adaptação q já vi e o filme é demais. um dos grandes personagens da kidman. vc vai amar tudo de reparação.
ExcluirGostei bastante da versão de "Desejo e Reparação".
ResponderExcluirA minissérie "O Tempo e o Vento" eu vi na época que passou na tv.
Bjos
hugo, as duas obras são incríveis mesmo. vi recentemente a série. pena que cortaram um trecho.
ExcluirSou apaixonada por Érico Veríssimo.
ResponderExcluirO nome da minha filha, Érica é uma homenagem a ele.
E ela nasceu quando ele já tinha falecido.
Raros da sua lista vi filmes e livros.
O Visconde partido ao meio, nem conheço.
Desonra e A volta do parafuso, não conheço.
Os outros, como filme, não gostei.
Orlando, nem lembro se já li.
Mas sei que tem a peça com Fernanda Torres.
Neste Carnaval vi séries e filmes da Netflix.
liliane, tb sou apaixonada pelo érico veríssimo. ah, q lindo, não sabia que o nome de sua filha era em homenagem a ele. lindo. acho q vc ia gostar muito de italo calvino. desonra acho q nao ia gostar e a volta do parafuso tb acho q nao ia gostar. ah, nem imaginava que tinha visto os outros. não é seu estilo de filme. dessa peça que falei liliane, de orlando com a fernanda torres. nesse carnaval tb vi vários filmes e estou vendo uma série.
ExcluirDesejo e Reparação é lindo.
ResponderExcluirliliane, realmente, maravilhoso.
ExcluirMuitas sugestões!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
isa, verdade.
ExcluirHuumm, vi que das obras comentadas só desconheço a do Calvino O visconde Partido ao meio, as demais eu vi os filmes e li os livros correspondentes...oops, péra, lembrei-me que não li o A mulher do tenente francês, mas vi o filme!
ResponderExcluirmarly, o visconde partido ao meio é demais. e muito atual. já que cada parte do visconde é um lado, o bom e o ruim. muito parecido com a polarização dos dias de hj. e o livro da mulher do tenente francês é incrível tb. comprei há séculos de uma edição de banca.
ExcluirEu li todos exceto A mulher do tenente francês. Não vi nenhum dos filmes e nem seriados e nem teatro. Em geral não gosto dos filmes de livros. Apenas dois até agora eu gostei tanto do filme quanto do livro. Lavoura arcaica,que li uma vez e vi o filme duas vezes E Hamlet,dirigido por um diretor inglês de difícil pronúncia. Vi 18 vezes,4 horas de duração. Pela HBO.Inesquecivel.
ResponderExcluirfatima, eu gosto de todas as artes. e algumas adaptações são incríveis. eu acho inclusive o filme da mulher do tenente francês bem mais instigante que o livro q é incrível tb. amo lavoura arcaica tb. até esqueci.
Excluir